quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Mariana participa de Encontro do Regional Leste 2

10 de maio de 2023 Arquidiocese

Os padres Coordenadores Diocesanos de Pastoral de Minas Gerais participam, entre os dias 08 e 11 de maio, do Encontro promovido pelo Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante o evento, a Arquidiocese de Mariana está sendo representada por seu Coordenador de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira.

Realizado na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG), o evento visa ser um momento de reflexão e partilha das experiências de vida ministerial e pastoral nas Dioceses e Arquidiocese mineiras. Das 28 Igrejas Particulares que compõem o Regional, 23 se fazem representadas pelos seus coordenadores de pastoral.

Conduzido pelo Irmão Denílson Mariano, Movimento Boa Nova, na terça-feira, 09 de maio, o dia foi marcado por reflexões e pelas partilhas sobre os desafios vividos pelos padres nas Dioceses e Arquidioceses, buscando iluminar a realidade à luz da Palavra de Deus.

Já nesta quarta-feira, dia 10, além da continuação às abordagens do dia anterior, teve como destaque o momento de partilha de cada coordenador diocesano sobre os projetos pastorais e de evangelização de sua (Aqui)diocese para poder servir de inspiração para os demais. Ao final da tarde, foram apresentadas as notícias do Regional Leste 2. A programação conta ainda com momentos de espiritualidade e fraternidade.

Vale lembrar que esse é o primeiro Encontro realizado sem a presença dos bispos, uma vez que, na Assembleia anterior do Regional Leste 2 da CNBB, decidiu-se que seria mais oportuno que os bispos e coordenadores de pastoral tivessem, cada um, o seu momento próprio de partilha de experiências. Desse modo, a Assembleia Regional, agendada para 29 de maio a 1º de junho, será somente com a presença dos bispos.

Segundo o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, as decisões tomadas nesse evento e na Assembleia dos Bispos ajudam a animar a vida pastoral de todo o Regional e demonstra um esforço de viver a sinodalidade por parte das dioceses e arquidioceses do Leste 2.

*Com informações do Pe. José Geraldo e da CNBB Leste 2

Fotos: CNBB Leste 2

Agenda