sábado

, 20 de agosto de 2022

Coordenadores da Pascom da Forania de Viçosa realizaram reunião junto ao DACOM

10 de março de 2021 Arquidiocese

Na última quinta-feira (04), os coordenadores da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Forania de Viçosa se reuniram com o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) para apresentar a forania e a realidade das Pastorais de Comunicação local. À ocasião, analisaram-se o desenvolvimento de cada Pascom da Forania de Viçosa durante a pandemia da Covid-19, os serviços que estão sendo realizados, como transmissões das missas e outras celebrações litúrgicas, e as propostas de projetos futuros.

Inspirado pela frase “O pessoal da Pascom não é operador de equipamento. (…) Não pode ser reduzido a isso. Ele faz isso, faz parte. Mas o agente da Pascom é um evangelizador. (…) Ele entra no conteúdo”, dita pelo Bispo Referencial para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol, o coordenador Felipe Cauãm, da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Canaã (MG), iniciou a reunião enfatizando o papel do agente da Pascom. “Precisamos assumir a nossa identidade de fiéis comunicadores do Reino de Deus, o ser pasconeiro é ir além de conduzir uma câmera ou redigir um texto, é ser o Evangelho vivo, se necessário usarmos palavras”, pontuou Felipe. 

Como encaminhamento da conversa, reforçou-se o pedido de diálogo entre as paróquias e o Dacom, por exemplo, encaminhando sugestões de pautas e materiais para a publicação. Para o coordenador, Ailton Adriano, da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), a reunião foi frutuosa e alcançou todos os objetivos propostos. “Tivemos a oportunidade também de repassar todos os serviços prestados pela forania, trocar ideias com a nova jornalista do Dacom, a Thalia Gonçalves, escutar uns aos outros e, ao mesmo tempo, deixamos a nossa disponibilidade de servir à Arquidiocese naquilo que for necessário”, destacou. 

Ao final, comentou-se sobre a mensagem que o Papa Francisco enviou para o 55° Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no dia 16 de maio: “‘Vem e verás’ (Jo 1, 46): Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. 

* Texto e imagens: Felipe Cauãm

 

Agenda