domingo

, 14 de abril de 2024

Coordenadores paroquiais e pastorais da Forania de Barbacena participam de formação sobre liderança

21 de fevereiro de 2024 Arquidiocese

Aconteceu na manhã do último sábado, 17 de fevereiro, uma reunião formativa para os coordenadores paroquiais e pastorais da Forania de Barbacena. Reunidos no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG), o encontro teve como tema liderança e foi conduzido pela Assessora Leiga da Liturgia na Região, Vera Fontes.

Durante o encontro, Vera explanou aos presentes sobre o papel do líder nas pastorais, bem como sua participação na Igreja e na missão que todos temos, enquanto batizados, de servir a Deus.

Foram muito positivas as impressões sobre o dia, destacando o depoimento de Cleide de Sousa Silva, secretária da Forania e da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Barbacena:

“A reunião foi muito produtiva, fiquei encantada. Vera falou sobre o novo papel dos líderes na Igreja, questionando sempre sobre servir a Cristo. Ressaltou que não resolvemos problemas apenas, mas temos uma missão com relação aos desafios que aparecem. Nossa missão de batizados é cooperar e liderar, por amor e não obrigação.  Que liderança é missão e que, principalmente, ela seja de fé e alegria. Pontuou pontos importantes sobre ‘O que é coordenar’, deixando claro o conceito de ordenar em conjunto. Vera nos fez ver a importância de identificar os pontos fortes de cada um para desenvolver um melhor papel de liderança, sempre em comunhão, não gerando divisões.  Estar atentos a Deus e as pessoas, impactar positivamente, olhar o outro de uma forma acolhedora. Nos mostrou sobre as crises na liderança, questões como comodismo, esmorecimento e que o nosso trabalho é o de caminhar aos poucos, sem descansar. Formação objetiva com tópicos importantes para passar para os conselhos, principalmente, os novos integrantes”, relatou.

Na avaliação do Vigário Forâneo, Padre Lucas Germano, a reunião foi uma bênção. “Nós podemos refletir a respeito da liderança, a formação de novos líderes, coordenação e todos os assuntos que envolvem essas funções. Foi uma experiência muito boa para os presentes que, de fato, ouviram e perceberam a relevância do tema e da seriedade com que devemos levar a questão pastoral. O verdadeiro líder é aquele que caminha junto, que sabe colocar outros também no protagonismo. Foi uma experiência muito bonita para nossa forania. Contamos com representantes das paróquias, serviços, movimentos e pastorais nesta manhã rica em conhecimento”, pontuou.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Pascom Forania Barbacena

Agenda