quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Coral e Orquestra São Sebastião completa 105 anos de fundação em Lafaiete

16 de janeiro de 2020 Arquidiocese

O Coral e Orquestra São Sebastião, de Conselheiro Lafaiete (MG), na Região Pastoral Mariana Oeste, completou 105 anos de fundação nesta quarta-feira (15). Fundado no dia 15 de janeiro de 1915, a iniciativa da criação foi dada por Maria Desmairais Gonçalves (dona Zizinha Gonçalves) e pelo maestro José Alexandre Ramos. Na época, o coral foi denominada como “Coro e Orchestra São Sebastião de Lafayette”.

Atualmente, o coral conta com 51 pessoas, entre músicos e cantores, e se destaca por manter viva as tradições musicais em Conselheiro Lafaiete e em cidades vizinhas. Ele participa constantemente das atividades religiosas como a festa do padroeiro São Sebastião, Setenário das Dores, Semana Santa, festa do Carmo, além de outras celebrações. 

Grandes nomes da música em Conselheiro Lafaiete passaram pelo Coral São Sebastião, que é o coro sacro mais antigo da arquidiocese em atividade ininterrupta. Em seu repertório, o coral toca músicas do século XVIII, XIX e início do século XX. 

Celebrar os 105 anos de fundação do coro e orquestra São Sebastião é um orgulho, pois damos continuidade a um trabalho nos ofícios religiosos onde guardamos as tradições musicais de nossa terra em especial da música sacra mineira. Faço parte desse grupo há 20 anos e há 17 sou o maestro. Pra mim é uma graça, pois formamos ali uma segunda família que faz com carinho e dedicação nosso trabalho para Deus e para o bem da liturgia”, ressalta o maestro, Thiago Pinheiro Magalhães.

Com informações do site: Lafaiete Agora 

Fotos: Pascom 

Agenda