quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Coral e Orquestra São Sebastião de Conselheiro Lafaiete se apresentam em Petrópolis (RJ)

19 de novembro de 2021 Arquidiocese

Nos dias 14 e 15 de novembro, o centenário Coral e Orquestra São Sebastião de Conselheiro Lafaiete (MG) se apresentou na cidade de Petrópolis (RJ) na cerimônia da Coroação Pontifícia da venerada imagem de Nossa Senhora do Amor Divino, padroeira da Igreja Particular de Petrópolis.

Neste ano, o Santo Padre, o Papa Francisco, concedeu à Diocese de Petrópolis e, em especial, à Paróquia e Santuário de Nossa Senhora do Amor Divino a Coroação Pontifícia. Esta cerimônia de grande importância e carinho se dá a algumas imagens depois de um estudo sobre a devoção, milagres e piedade popular. Após isso, o bispo diocesano informa ao Papa que, com sua autoridade, faz a coroação através de um delegado seu, no caso, o bispo diocesano.

O Coral e Orquestra São Sebastião foi convidado pelo pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Amor Divino, padre Rodrigo Alberti, para cantar nas cerimônias dessa belíssima celebração das duas missas solenes e o “Te Deum laudamus”. Para tal, foi escolhido um exímio repertório apresentado na cidade imperial.

Durante a cerimônia, várias autoridades civis e eclesiásticas, além de representantes da família imperial brasileira, estiveram presentes. Para o Coral e Orquestra São Sebastião, foi uma grande honra participar desse presente que o Papa Francisco faz a todo povo daquela cidade e poder ajudar na celebração litúrgica desse momento único para a Diocese de Petrópolis.

Imagens coroadas na Arquidiocese de Mariana

Na Arquidiocese de Mariana existem duas imagens coroadas: a de Nossa Senhora da Conceição, em Conselheiro Lafaiete, e a de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), ambas pela autoridade do Papa São João XXIII no ano de 1963.

Sobre o Coral e Orquestra São Sebastião de Lafayette

O centenário grupo musical “Coro e Orquestra São Sebastião” foi fundado em 15 de janeiro de 1915 no antigo curato de São Sebastião do bairro de Lafayette na antiga ‘Queluz de Minas’, hoje paróquia de São Sebastião da cidade de Conselheiro Lafaiete. O conjunto musical foi criado para auxiliar nas funções litúrgicas da Igreja de São Sebastião e acabou virando referência não só nesta, mas em outras igrejas da cidade e região.

Foi fundado pela senhora Maria Desmairaes Gonçalves e pelo maestro José Alexandre Ramos. Hoje o coro e orquestra conta com mais de 40 integrantes, tendo como Regente o maestro Thiago Pinheiro Magalhães que há mais de 20 anos está à frente deste grupo. O coro e orquestra se apresenta em todas grandes festividades da Igreja de São Sebastião como a festa do padroeiro, Semana Santa, festa do Carmo, entre outras, e não só nesta igreja, mas em toda região.

Mesmo com as mudanças conciliares em meados do século passado e sempre em sintonia com a Igreja, o repertório usado pelo grupo mantém as tradições musicais de Minas Gerais com os cânticos em latim e, na sua grande maioria, de compositores mineiros dos séculos XVIII, XIX e XX. Hoje o grupo se tornou um patrimônio imaterial da cidade sendo o grupo musical sacro mais antigo da Arquidiocese de Mariana em trabalho ininterrupto com seus 106 anos de fundação.

Texto: Thiago Pinheiro Magalhães

Fotos: Pascom do Santuário Nossa Senhora do Amor Divino – Diocese de Petrópolis