segunda-feira

, 04 de março de 2024

Coroinhas da Forania de Santa Bárbara realizam Romaria Vocacional ao Santuário do Caraça

23 de maio de 2023

Por ocasião do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, os coroinhas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas (MG), e do Curato de Nossa Senhora das Graças, em Santa Bárbara (MG), participaram no último domingo, 21 de maio, de uma Romaria Vocacional ao Santuário do Caraça.

Promovido pela Pastoral do Santuário e a Forania de Santa Bárbara, a iniciativa contou com a participação de 45 crianças e adolescentes, bem como os seus pais e coordenadores.  Refletindo sobre a temática do 3º Ano Vocacional, “Vocação, graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33), o evento teve a assessoria do Irmão Ramon Aurélio, da Congregação da Missão (CM).

De acordo com o religioso, a finalidade da Romaria foi promover a cultural e o ano vocacional. “Os coroinhas puderam interagir entre si, vivenciar os aspectos religiosos e a beber da fonte vocacional caracense. Por aqui, muitos padres dedicaram-se e viveram, entregaram sua vida ao serviço do altar, à educação e às missões. Assim como hoje, o Caraça, continua a ser, um lugar educacional, de peregrinação, celebração dos sacramentos e revitalização da vocação em todos os âmbitos vocacionais em que a Igreja nos apresenta nas especificidades dos chamados”, disse.

À oportunidade, os coroinhas participaram de momentos partilha, dinâmica sobre o espírito de trabalho em conjunto (sinodalidade), Adoração ao Santíssimo Sacramento, participaram da Santa Missa, além de realizarem um passeio à “prainha dos ex alunos” do Caraça e partilharem o almoço.

“Foi um momento de graça e missão. Os coroinhas e pais, puderam celebrar a vida e a vocação. Iluminados pela fé, rezaram a riqueza do serviço ao altar e refletiram a respeito da vocação, fortalecendo os vínculos eclesiais entre as igrejas locais da Forania de Santa Bárbara”, destacou Irmão Ramon.

Para ele, “o 3º Ano Vocacional lembra que a vida deve ser vivida na busca e no encontro constante do Senhor, bem como na escuta atenta a voz de Deus em meio a tantas vozes”. “Portanto, o caminho vocacional é feito de encontros que promovam a paz, a justiça e a igualdade, ou seja, da amizade social entre aqueles que servem o altar e encontra no serviço a própria vocação. O Santuário do Caraça, se alegra com esta iniciativa e incentiva as demais pessoas, pastorais, grupos e movimentos, a buscarem neste espaço sagrado um lugar de encontro pessoal consigo mesmo, com Deus e com os outros, como fizeram os coroinhas neste domingo. Que Maria, mãe e mestra, a Senhora das vocações, ilumine a todos no discernimento vocacional e encontre em seu Filho, o Bom Pastor, luzes no caminhar da vida vocacional”, ponderou Irmão Ramon.

*Com informações e fotos do Ir. Ramon Aurélio, CM

Acompanhe as notícias sobre o 3º Ano Vocacional em: arqmariana.com.br/3o-ano-vocacional/

Agenda

VEJA TAMBÉM