terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Corpus Christi: seminaristas vivenciaram a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo nas casas formativas

21 de junho de 2021 Arquidiocese

Corpus Christi no Seminário São José

No dia 03 de junho, as comunidades do Propedêutico, Filosofia e Teologia vivenciaram a Solenidade de Corpus Christi em suas casas de formação. Em comunhão e unidade, cada etapa vivenciou este momento através de exercícios espirituais como a adoração, a missa e uma pequena procissão, como é costume da data. Por causa da pandemia, as profissões foram feitas em cada casa formativa seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.

A Solenidade foi instituída pelo papa Urbano IV, através da bula Transiturus de hoc mundo ad Patrem, fazendo memória à Quinta Feira-Santa quando Jesus se dá em bebida e comida para a Salvação de toda a população. 

Confira os relatos de alguns dos seminaristas do Seminário São José sobre a experiência de vivenciar a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo nas casas formativas:

Corpus Christi no Seminário São José

Seminarista Samuelson, Comunidade do Propedêutico:

“A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, celebrada neste ano no Seminário, foi para mim uma experiência única, uma vez que pude realizar o sonho de confeccionar o tradicional tapete com serragem para honrar Nosso Senhor durante a procissão com o Santíssimo Sacramento. Tradicionalmente na minha Comunidade (Santo Antônio, da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Viçosa-MG) é costumeiro que na Solenidade de Corpus Christi, bem cedinho, a partir das 5h da manhã, um grupo de pessoas se voluntarie para enfeitar as ruas para a passagem da procissão. Nunca consegui participar deste gesto tão bonito de devoção popular. 

No entanto, recebi a graça de, em comunidade com meus irmãos do Propedêutico, preparar belíssimos tapetes para a passagem de Nosso Senhor Jesus Cristo na área externa de nossa casa, experiência marcada pela presença dos irmãos da Teologia que, das janelas de seus quartos, tocavam sinos e com cânticos louvavam o Santíssimo Sacramento na procissão. Até o Cônego Jadir, da janela de seu quarto, presenciou e recebeu a bênção do Santíssimo”.

Corpus Christi no Seminário São José Seminarista Eduardo Lucas Rocha, Comunidade da Filosofia:

 

“A Celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo em nossa comunidade formativa foi um momento especial para reafirmarmos a nossa fé na presença real de Nosso Senhor na Hóstia consagrada e de meditarmos as maravilhas do mistério que essa sagrada presença contém. Celebrar a Santa Missa, neste dia, é um momento marcante que nos faz contemplar o cumprimento do pedido de Jesus: ‘Fazei isto em memória de mim’, mas também de sua promessa, ao voltar para junto do Pai: ‘Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos’. São esses dois pontos que se unem: a Igreja, celebrando a Sagrada Eucaristia, cumpre o mandamento do Senhor e O dá a nós todos os dias, até que Ele volte”.

Corpus Christi no Seminário São José

Seminarista Moisés Galinari, Comunidade da Teologia:

“A experiência de celebrar a Vigília e a grande Solenidade de Corpus Christi no Seminário foi um momento oportuno para rezar a nossa vocação e o nosso seguimento a Jesus Cristo, sempre diante da importância do cultivo de uma vida eucarística. Diante da Eucaristia, presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo, encontramos o sentido de toda a nossa vocação e o ponto de partida para a configuração de nossas vidas, no cultivo de um coração manso e humilde, semelhante ao Coração do Senhor. A Eucaristia nos faz Igreja, e é nessa comunidade viva que devemos pedir ao Senhor a graça de sermos cada vez mais homens eucarísticos, isto é, sensíveis à ação de Deus e aos apelos dos nossos irmãos”.

Texto e imagens: Comunicação Seminário São José

Agenda