sexta-feira

, 29 de março de 2024

Crianças da Paróquia de São José Operário, em Barão de Cocais, montam presépios na Catequese

22 de dezembro de 2021 Arquidiocese

Como parte das atividades da Catequese e a fim de concluir a primeira etapa do Programa “Vinde a Mim I, II e III”, as crianças da Paróquia de São José Operário, em Barão de Cocais (MG), realizaram a montagem de presépios. Os trabalhos dos catequizandos foram apresentados à comunidade durante a missa da Catequese, realizada no terceiro domingo de dezembro, dia 19, quando se celebrou o quarto Domingo do Advento.

De acordo com a catequista da Iniciação Cristã da Comunidade São José, Neuza Costa, essa turma havia iniciado a Catequese em 2019 e tem cerca de 20 crianças. “Com a pandemia, em 2020, nós não paramos. Criamos o grupo Catequese em Família On-Line e demos continuidade aos encontros”, disse. 

Para desenvolver a ação, a catequista enviou às crianças as atividades sobre o Tempo do Advento e o Presépio por meio de vídeos, áudios e folhas para imprimir. Ainda, ela contou com a ajuda dos pais e responsáveis para, juntos aos catequizandos, fazer a montagem do presépio e levá-los à Missa.

Para Neuza, a participação de todos foi maravilhosa e encantadora. “Agora mais do que nunca eu acredito que os responsáveis, pais, avós, padrinhos e tios, por exemplo, são os primeiros catequistas dos filhos e nós, catequista, somos somente uma ‘ponte’  entre o  lar de cada família cristã a Belém”, afirmou.  

Jornal Pastoral

Na edição nº 319 do Jornal Pastoral o o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jânison de Sá Santos, concedeu uma entrevista explicando sobre ministério laical do catequista. Para ler, CLIQUE AQUI.

Já na edição nº 321, o padre Anderson Eduardo de Paiva, também em entrevista, fala sobre qual é a missão dos padrinhos e quem pode ser padrinho ou madrinha dos sacramentos. Para ler, CLIQUE AQUI.

* Com a colaboração e fotos de Hernando de Lima Santos

Agenda