quinta-feira

, 18 de julho de 2024

Crianças da Paróquia Nossa Senhora da Assunção ajudaram na confecção dos tapetes devocionais em Mariana

14 de abril de 2023 Arquidiocese

Os tradicionais tapetes devocionais que enfeitam as ruas históricas de Mariana (MG) durante a procissão do Santíssimo Sacramento no Domingo de Páscoa ganharam um reforço para serem confeccionados no último dia 09 de abril: das crianças da Paróquia Nossa Senhora da Assunção. Feitos majoritariamente de serragem, cerca de 30 meninos e meninas, entre 05 a 10 anos, participaram da ação que, além de ser uma demonstração de fé, incentivou-os a manter essa tradição.

“Há um bom tempo, nós, catequistas, buscamos envolver as crianças, adolescentes e jovens da Catequese nas atividades da Paróquia e neste momento, surgiu a oportunidade, por meio do Padre Geraldo Buziani, dos catequisandos contribuírem com a confecção do tapete devocional do Domingo de Páscoa. Para nós, foi uma alegria esse convite, fato também notado nas crianças e famílias envolvidas”, contou a Coordenadora Paroquial da Catequese, Cínthia Ribeiro Teodoro.

Segundo o Pároco e Reitor da Catedral, Padre Geraldo Buziani, a ação teve como finalidade introduzir as crianças nessa atividade, que é uma demonstração de fé. “É uma preocupação da comunidade de sempre inserir as crianças nessa tradição de fé. Ao mesmo tempo, em que elas participam da Catequese e da Eucaristia, elas também podem materializar esse carinho por meio da arte, porque o tapete é uma expressão de devoção, de fé, mas também é uma obra de arte, em uma cidade carregada de sentido religioso e também de patrimônio cultural. É importante inserir as crianças nessa mentalidade e nesse cuidado, nessa relação muito estreita entre a fé e a arte”, explicou.

Após a celebração da Páscoa das 10h na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, o grupo de crianças, pais e responsáveis, aguardava ansioso para o início da atividade. À ocasião, elas receberam as orientações do Pároco e dos membros da Associação de Artistas Plásticos de Mariana, responsável pela execução da confecção dos tapetes na cidade, juntamente com os demais voluntários. “As crianças logo calçaram as luvas e cada uma, a sua medida, foi colocando a serragem, dando forma e cor ao desenho”, recordou Cínthia.

“Agradecemos aos pais que com tanto carinho também estiveram presentes ajudando a organizar a atividade. Muitos chegaram até mim maravilhados com a experiência e agradecidos por este estímulo ao exercício da fé por meio da arte”, disse a Coordenadora Paroquial da Catequese. A iniciativa, que foi um sucesso, foi bem aprovada pelos envolvidos que, para os tapetes devocionais da procissão de Corpus Christi, os catequisandos da Paróquia Nossa Senhora da Assunção já foram convidados para se juntarem para realizar esse trabalho.

Fotos: Pascom da Catedral

Veja também:

Apesar da chuva, fiéis participam da procissão da Ressurreição, em Mariana