segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Curso de Multiplicadores da Pastoral da Sobriedade é realizado com sucesso em Belo Horizonte

14 de junho de 2023 Igreja no Brasil

Aconteceu nos dias 02, 03 e 04 de junho, na Casa do Cenáculo, em Belo Horizonte, o Curso de Multiplicadores para agentes da Pastoral da Sobriedade, promovido pelo Regional Leste 2. O evento reuniu participantes de diversas cidades, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e fortalecer a atuação no combate ao vício em drogas.

No primeiro dia do curso, os agentes chegaram ao local e participaram de uma roda de conversa, seguida por uma oração e jantar. No dia seguinte, pela manhã, o coordenador Elismar Andrade de Oliveira deu as boas-vindas à equipe de formação do nacional, composta pelo Padre Sidney Teixeira da Silva e Denise Ferreira de Souza Ribeiro. Houve uma apresentação dos presentes e, em seguida, o Padre Sidney iniciou o curso, abordando o perfil do multiplicador com base no material proposto.

Durante a programação, Denise Ferreira de Souza Ribeiro compartilhou seus desafios pessoais e destacou a importância da preparação do multiplicador, ressaltando a origem da Pastoral da Sobriedade na 36ª assembleia em Itaici, em 1998. Ela mencionou as cinco frentes de atuação da pastoral: prevenção, recuperação, reinserção familiar e social, e atuação política. Também foram discutidos o logotipo da Pastoral, criado em 2000 pelo artista Cláudio Pastro, e a identidade do grupo de autoajuda, que tem como base o Programa de Vida Nova.

No decorrer do curso, os agentes presentes foram divididos em grupos por dioceses para montar um cronograma do curso de acordo com a realidade de cada cidade. Houve apresentações das dioceses participantes, seguidas por considerações finais feitas pelo Padre Sidney Teixeira da Silva e Denise Ferreira de Souza Ribeiro.

Foram abordadas também as principais características da comunicação assertiva, ressaltando a importância de transmitir e evangelizar com alegria. Os participantes foram divididos em grupos para vivenciar o passo “admitir”, e foram apresentadas orientações para o bom andamento dos trabalhos.

Durante o encontro, foram discutidas as normas e a implantação da Pastoral da Sobriedade, bem como a estrutura da organização e sua pessoa jurídica, agora separada da FNCTC e representada pela FGAS. A agente Nilce Helena, da diocese de Paracatu, abordou a questão dos medicamentos genéricos como drogas e ressaltou os possíveis danos à saúde humana.

Ao final do curso, os participantes receberam diplomas e foi realizada uma oração, encerrando o encontro.

O Curso de Multiplicadores da Pastoral da Sobriedade foi um sucesso, proporcionando momentos de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do compromisso de combate às drogas. Através dessa iniciativa, a Pastoral busca ampliar sua atuação em nível nacional, fortalecendo a rede de apoio e promovendo a vida saudável e livre do vício.