As datas mais importantes nestes 270 anos do Seminário São José da arquidiocese serão destacas pelo Grupo de Trabalho (GT) Linha do Tempo do Projeto Memória. A proposta do grupo é montar uma linha do tempo contando a história da instituição.
“Estamos tentando fazer duas frentes, montar uma linha histórica concreta, desde o ínicio até 2020, ressaltando os principais acontecimentos. Depois, iremos tentar produzir um artigo sobre quatro partes dessa história”, explicou o representante do GT, Vitor Campos. Segundo ele, o grupo também está realizando entrevistas entrevistas com os ex-reitores do Seminário. “Pensamos em fazer um capítulo, para um futuro livro, de prosa com os reitores do perfil de um livro entrevista”, explicou.
Para Vitor, participar deste projeto é uma mistura de gratidão, comunhão e responsabilidade. “Acredito que três sentimentos marcam esse trabalho. Agradecimento pela história, por tantos que fizeram caminhar essa trajetória dentro do seminário. O seminário que fez tanto por nós, e agora é a nossa hora de retribuir isso. A questão da comunhão, está sendo feito um trabalho de comunhão, muitos estão trabalhando neste projeto, muitos padres, seminaristas e leigos trabalhando juntos. E a questão da responsabilidade, muitos construíram a história e agora somos nós a construir e a honrar essa história, a fazer acontecer no hoje o que muitos fizeram”, disse.
Projeto Memória
Neste ano de 2020, o Seminário São José da Arquidiocese está comemorando seus 270 anos de fundação. Para celebrar esta data, uma comissão composta por seminaristas, formadores e colaboradores das instituições – Seminário São José e Faculdade Dom Luciano – estão desenvolvendo o Projeto Memória. A proposta do grupo de pesquisa é de resgatar a história da instituição, eternizada em diversos materiais, desde fotografias, músicas, peças teatrais e os prédios das casas de formação.
As pesquisas, empreendidas pelos integrantes do projeto, já vêm sendo desempenhadas há alguns meses e os integrantes estão distribuídos em Grupos de Trabalho, de acordo com as afinidades das pesquisas, que atravessam temas como música sacra; peças teatrais; álbuns de fotografias; patrimônio histórico, artístico e arquitetônico; personalidades dos últimos anos; e outros mais.