sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Datas importantes na história do Seminário serão destacadas no Projeto Memória

17 de julho de 2020 Arquidiocese

As datas mais importantes nestes 270 anos do Seminário São José da arquidiocese serão destacas pelo Grupo de Trabalho (GT) Linha do Tempo do Projeto Memória. A proposta do grupo é montar uma linha do tempo contando a história da instituição.

“Estamos tentando fazer duas frentes, montar uma linha histórica concreta, desde o ínicio até 2020, ressaltando os principais acontecimentos. Depois, iremos tentar produzir um artigo sobre quatro partes dessa história”, explicou o representante do GT, Vitor Campos. Segundo ele, o grupo também está realizando entrevistas entrevistas com os ex-reitores do Seminário. “Pensamos em fazer um capítulo, para um futuro livro, de prosa com os reitores do perfil de um livro entrevista”, explicou. 

Para Vitor, participar deste projeto é uma mistura de gratidão, comunhão e responsabilidade. “Acredito que três sentimentos marcam esse trabalho. Agradecimento pela história, por tantos que fizeram caminhar essa trajetória dentro do seminário. O seminário que fez tanto por nós, e agora é a nossa hora de retribuir isso. A questão da comunhão, está sendo feito um trabalho de comunhão, muitos estão trabalhando neste projeto, muitos padres, seminaristas e leigos trabalhando juntos. E a questão da responsabilidade, muitos construíram a história e agora somos nós a construir e a honrar essa história, a fazer acontecer no hoje o que muitos fizeram”, disse.

Projeto Memória 

Neste ano de 2020, o Seminário São José da Arquidiocese está comemorando seus 270 anos de fundação. Para celebrar esta data, uma comissão composta por seminaristas, formadores e colaboradores das instituições – Seminário São José e Faculdade Dom Luciano – estão desenvolvendo o Projeto Memória. A proposta do grupo de pesquisa é de resgatar a história da instituição, eternizada em diversos materiais, desde fotografias, músicas, peças teatrais e os prédios das casas de formação.

As pesquisas, empreendidas pelos integrantes do projeto, já vêm sendo desempenhadas há alguns meses e os integrantes estão distribuídos em Grupos de Trabalho, de acordo com as afinidades das pesquisas, que atravessam temas como música sacra; peças teatrais; álbuns de fotografias; patrimônio histórico, artístico e arquitetônico; personalidades dos últimos anos; e outros mais.

Agenda