sábado

, 20 de abril de 2024

De forma virtual, 6º Encontro de Comunicadores com o Arcebispo reuniu cerca 70 participantes

18 de maio de 2021 Arquidiocese

Exercer uma comunicação que seja libertadora, inclusiva e que esteja a serviço do Reino de Deus. Foi essa a mensagem principal do 6º Encontro de Comunicadores com o Arcebispo realizado no último dia 15 de maio, véspera do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O evento contou com a participação virtual de cerca de 70 pessoas, entre agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) e de outras pastorais, além de profissionais da área. 

Refletindo sobre a mensagem do Papa Francisco para a data, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, ao citar Paulo Freire, afirmou que quando olhamos um objeto, vemos apenas parte dele. Por essa razão, ele destacou que a busca pela verdade e transmiti-la sem falseá-la é a principal motivação do pontífice com o texto.

“Nós, que somos comunicadores e, especialmente, aqueles que são Ministros da Palavra, temos a obrigação e a responsabilidade de transmitir a Palavra de Deus integralmente, não o seu ponto de vista ou modo de pensar”, disse. Dom Airton ainda pontuou que a mensagem do Papa Francisco nos convida a sairmos de nós mesmos e dos nossos locais de conforto para irmos ao encontro das mais diversas realidades. “Só conseguirei transmitir a verdade com simplicidade, humildade e o reconhecimento das minhas limitações”, enfatizou.

Desafios enfrentados pela Igreja na Comunicação

Em sua fala, o jornalista e coordenador arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, padre Geraldo Martins Dias, abordou sobre o papel dos agentes da Pascom. Ainda, citando conferência realizada por Dom Joaquim Mol, ele elencou os cinco desafios enfrentados pela Igreja na comunicação: compreender a diferença entre comunicação e informação; planejamento estratégico; conhecer e dominar as variadas linguagens da comunicação; o desalinhamento de muitos comunicadores com as orientações da Igreja; e, por último, praticar uma comunicação libertadora.

De acordo com o padre Geraldo, “o alto nível do 6º Encontro de Comunicadores com o Arcebispo revelou, de um lado, o crescimento da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese, o comprometimentos dos agentes da Pascom com uma comunicação que aponta para o Reino de Deus e a consciência da importância dos meios de comunicação para a evangelização”. 

Ele ainda ressaltou que o evento confirmou o compromisso da Arquidiocese de Mariana com a comunicação e com os comunicadores. “Oferecer aos agentes da Pascom sólida formação nesta área é fundamental para que a evangelização rompa os desafios que lhe são colocados pela atual conjuntura”, concluiu. 

Percepções sobre o evento

Para a agente da Pascom da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana (MG), Débora Guimarães, o encontro foi muito enriquecedor. Segundo ela, pretende-se realizar um momento de estudo em sua paróquia a partir das discussões compartilhadas durante o evento. “Nós vamos, de uma certa forma, multiplicar o que adquirimos de conhecimento nesse encontro”, contou.

Apesar do evento ter sido realizado on-line, o diretor do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom), padre Edir Martins Moreira, enfatizou que a interação dos participantes com os palestrantes foi positiva. “Novamente, o Encontro de Comunicadores da nossa Arquidiocese foi um sucesso, tanto em relação aos temas, quanto à participação”, disse.

Por sua vez, o assessor arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, padre Thiago José Gomes, destacou a relevância e atualidade dos temas retratados. “Foi um encontro muito importante porque mostra esse diálogo aberto, esta atualização e partilha entre o nosso Arcebispo e os membros da Pastoral”, comentou.

Gesto concreto

À ocasião, como gesto concreto do encontro, foi divulgado o formulário de cadastramento dos agentes da Pascom. O objetivo do levantamento é conhecer quem está à frente da Pastoral da Comunicação nas paróquias e comunidades a fim de elaborar as ações futuras da Pascom na Arquidiocese de Mariana. O formulário está disponível on-line e deve ser preenchido por todos os pasconeiros até o dia 06 de junho.

Preencha aqui o formulário para o cadastramento dos agentes da Pascom 

O 6º Encontro de Comunicadores com o Arcebispo está disponível na íntegra no canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana:

Agenda