terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Decida-se Jovem: Paróquias de Monsenhor Horta e Cláudio Manoel reúnem 80 jovens em encontro

22 de outubro de 2019 Arquidiocese

As paróquias de São Sebastião de Cláudio Manoel e São Caetano, de Monsenhor Horta, juntamente com os seminaristas do Instituto de Filosofia do Seminário São José que realizam o estágio pastoral aos finais de semana nas respectivas paróquias, realizaram no distrito de Cláudio Manoel, no último domingo (20), o 1° Decida-se jovem, tendo como tema o versículo bíblico “Coragem! Levanta-te, Ele te chama”(Mc 10,49), retirado da passagem do cego  Bartimeu (Mc 10, 26-52).  Com cerca de 80 jovens, não apenas das paróquias de São Caetano e São Sebastião, como também de outras paróquias da região, o encontro teve início pela manhã com a celebração da Santa Missa presidida pelo pároco de ambas as paróquias, padre Alex Martins de Freitas.

Além da celebração Eucarística, o encontro contou com momentos de animação, de pregação e de adoração, conduzidos pelos seminaristas e pelos missionários da Comunidade Cordeiro de Deus, os quais realizam missão na Paróquia de São Sebastião desde setembro. Segundo os organizadores, o principal intuito do encontro é reavivar a chama do amor de Deus nos corações da juventude das paróquias, dando-os um novo vigor, uma nova alegria, um novo sentido. O nome “Decida-se jovem!” é, ao mesmo tempo, um convite e um apelo à juventude, a fim de que cada jovem faça uma escolha sincera, decida-s, por Jesus Cristo.

Para a jovem da paróquia sede do encontro, Liciane Pena, o “Decida-se Jovem” possibilitou uma experiência maravilhosa e única de encontro com Cristo. “Ao longo do retiro, passamos por momentos de grandes aprendizados, brincadeiras, risadas, emoções e, especialmente, de orações. O acontecimento mais marcante foi a chegada do Santíssimo Sacramento. Senti a verdadeira chama do amor de Deus no meu coração”,  relata.

Raissa, da comunidade de Águas Claras, diz que o encontro descreveu momentos de sua vida e a ajudou a perceber os erros que cometeu. “senti, no encontro de hoje, que as falas foram para mim. Hoje meu refúgio é na Igreja, no grupo de jovens e nesses encontros que acontecem. Quando acontecem esses tipos de encontro eu desejo que a hora não passe que dure por muito tempo, por que é somente aí que encontro a verdadeira alegria e paz. Que esses “projetos” sempre continuem por que é isso que levanta jovens”.

Andressa Moreira, da Paróquia de São Caetano, em Monsenhor Horta, ressalta que o encontro foi maravilhoso e que aguarda ansiosamente a próxima edição. “Este encontro foi maravilhoso, um momento de renovarmos em Deus e de nos deixarmos aquecer a chama que estava sendo apagada em nossos corações. Agradeço a Deus em especial pela vida de todos que se esforçaram para que esse dia acontecesse. Já estou ansiosa para o próximo.

Para Cátia, da comunidade de Paracatu, que atualmente reside em Mariana na comunidade Barro Preto, o encontro foi maravilhoso. “Apesar do pouco tempo que eu fiquei no encontro, pelo fato de ter que retornar mais cedo para Mariana, com certeza eu não voltei a mesma Cátia pra casa.  A música tema do encontro não sai da minha cabeça “Eu quero ser de Deus ,eu quero viver esse amor”, sentir-se mais perto de Deus é prazeroso”, afirma a jovem.

Para a representante da Juventude da Forania de Mariana, Karine de Souza, foi uma enorme felicidade participar do encontro. “Fiquei muito feliz quando recebi o convite para participar do Decida-se jovem, decidi viver esse momento, e foi maravilhoso. Penso que foi uma experiência nova pra mim participar de um encontro como esse, só me mostrou o quanto é importante a abertura ao diferente, quando fazemos isso estamos caminhando para o verdadeiro encontro com Cristo. Foi um dia abençoado, saímos de lá com a certeza de que nós jovens queremos ser de Deus, decidimos por Jesus, assumindo a missão de viver esse amor que nos salva e liberta”.

O seminarista Robert, do 1° ano Filosofia, um dos responsáveis pela realização do encontro, expressa o zelo e carinho por eles depositado na preparação do encontro. “Foi a realização de um sonho, no qual os jovens pudessem experimentar Deus através das pregações, músicas, adoração e no convívio fraterno. Sou grato a Deus por esse evento ter sido tão harmonioso e fecundo”, afirma.

Colaboração: Mateus Lopes de Carvalho, 1°ano de Filosofia e Nillo da Silva Neto, 1°ano de Filosofia.

Imagens: Pascom da Paróquia São Sebastião

Agenda