Os delegados da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude realizaram uma romaria para o Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte-CE, na terça-feira, 24 de janeiro, onde a oração popular foi usada como elemento para a reflexão. Esse momento marcou o passo “julgar” da metodologia “ver – julgar – agir”. No momento do “ver”, os jovens discutiram a organização e olharam para os últimos três anos da pastoral.
Para Marcos Xavier, secretário arquidiocesano da PJ, a experiência da Ampliada está sendo maravilhosa. “Todos momentos de partilha tem sido de grande aprendizado. Destaco o cuidado dos participantes em pensar as ações a partir dos grupos de base, uma vez que sem eles não existe Pastoral da Juventude nas mais variadas instâncias. É importante voltarmos o nosso olhar para os grupos de base. A romaria até o Horto do padre Cícero me lembrou muito nossa Arquidiocese de Mariana, pela forma que ocorreu, os cantos e a cima de tudo de como os moradores do Horto nos receberam bem”, conta.
Rodas de conversa
O subsídio “Bora falar de Pastoral da Juventude?” foi lançado na quarta-feira, 25 de janeiro, durante a Ampliada. As primeiras edições impressas foram apresentadas pela Secretária Nacional da PJ, Aline Ogliari. Ela convidou alguns dos membros do grupo que produziu o material para o lançamento e explicou que a ideia de oferecer algo para os grupos de base fez com que várias lideranças se unissem no objetivo comum. “A gente sempre é cobrado pelos grupos para enviar um material diferente para além dos que já trabalhamos. E aí, conversando uns com os outros, construímos essa ideia e unimos os interessados com alguns membros da Coordenação Nacional. Foi um processo bonito e rico”, lembra
A impressão ficou a cargo do Centro de Capacitação de Juventude (CCJ), que já disponibiliza a venda online. Além de rodas de conversa sobre os elementos do “Somos Igreja Jovem”, o subsídio traz a íntegra da carta do Papa Francisco para a PJ e outros anexos.
Iniciada no domingo, 22 de janeiro, a Ampliada reúne mais de 120 delegadas/os representando os regionais da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As atividades do encontro vão até o dia 29 de janeiro.
Com informações e foto da Pastoral da Juventude.