terça-feira

, 02 de junho de 2020

Devotos da Paróquia de São Caetano rezam pela beatificação de Monsenhor Horta

21 de maio de 2020 Arquidiocese

Os devotos e paroquianos da Paróquia de São Caetano, em Monsenhor Horta, distrito de Mariana, estão rezando pela beatificação de Monsenhor Horta todo o dia 20. As celebrações por essa intenção foram iniciadas no mês de abril e estão sendo transmitidas pelas redes sociais neste tempo de pandemia.

A data, correspondente ao aniversário natalício do monsenhor, foi escolhida pelo arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, em 2010, na época da abertura do processo de beatificação.

Segundo o pároco, padre Harley de Carvalho Lima, rezar por essa beatificação e canonização é uma graça imensurável. “Poder rezar pela beatificação e canonização de monsenhor Horta é sem dúvida uma graça imensa para mim, que sou um dos sucessores de monsenhor Hora na paróquia de São Caetano. Tendo em vista as virtudes e a vida de santidade que ele levou, buscando ser um notável sacerdote no clero marianense e tantas outras pessoas que conhecem a sua história”, disse.

Para a moradora do distrito, Rafaela Moraes dos Santos, rezar por essa causa é uma alegria . “Monsenhor Horta tem uma grande história na minha família. Somos muito devotos a ele e conseguimos alcançar muitas graças em seu nome. Meu coração se enche de alegria em morar em um lugar que leva o seu nome e que tem um sacerdote que reza pela sua beatificação”, disse.

Além desta celebração, todo dia 20 uma missa é celebrada na igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Mariana, local que monsenhor Horta foi sepultado.

Processo de Beatificação

O processo de beatificação e canonização de monsenhor Horta foi introduzido em sua fase diocesana no dia 27 de março de 2010, logo após a Missa do Crisma. Atualmente, a Arquidiocese está concluindo a tomada dos depoimentos que serão incluídos junto aos documentos que encerram a fase diocesana.