domingo

, 07 de agosto de 2022

Dia do Seminário será celebrado neste domingo, 07 de novembro

06 de novembro de 2021 Arquidiocese

Com grande júbilo e gratidão, o Seminário São José, juntamente com toda a Igreja Particular de Mariana, celebra neste domingo, 07 de novembro, o Dia do Seminário. Fundado em 20 de dezembro de 1750 pelo primeiro Bispo da Diocese de Mariana, Dom Frei Manoel da Cruz, esta instituição conta com quase 271 anos de história a serviço da formação de ministros ordenados para a Igreja Católica.

A data comemorativa do Dia do Seminário foi estabelecida no domingo mais próximo à memória litúrgica de São Carlos Borromeu, que ocorre no dia 04 de novembro, em homenagem a esse grande pastor da Arquidiocese de Milão. São Carlos Borromeu foi um dos pioneiros na implementação dos Seminários como espaço formativo específico destinado à preparação dos futuros sacerdotes para o serviço ao Povo de Deus.

Na celebração dessa data, o Seminário São José convida todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Mariana a intensificar suas orações em favor dos vocacionados, seminaristas, padres formadores, professores, funcionários e benfeitores das casas de formação. Para marcar a celebração festiva do Dia do Seminário, nove seminaristas serão instituídos Leitores e Acólitos, etapas significativas na caminhada de preparação para se tornarem ministros da Igreja.

A Santa Missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, às 10h30, na Igreja de São Pedro, em Mariana (MG). A celebração será transmitida pelo canal do YouTube do Seminário São José e pela página do Facebook da Arquidiocese de Mariana.

Ainda, a celebração é uma oportunidade privilegiada para dirigirmos preces e louvores ao Senhor pelo Seminário São José, reconhecendo que todos nós somos responsáveis pela formação dos futuros padres, tanto através da oferta generosa do dízimo, que garante a sustentação financeira dos trabalhos de preparação dos seminaristas, quanto, sobretudo, por meio das orações, já que o próprio Cristo confiou esta missão a todos: “Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita” (Mt 9,38).

Assim, rezemos pelas vocações:

Senhor da Messe e Pastor do rebanho, fazes ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”! Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir sua voz. Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários. Despertai nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o Rebanho não se perca por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja e modelo dos servidores do Evangelho ajuda-nos a responder, SIM. Amém!

Texto e imagem: Seminário São José

Veja também:

Seminaristas serão instituídos acólitos e leitores no próximo domingo (07)

Agenda