segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Dia do Senhor Bom Jesus é vivenciado com devoção em Teixeiras

21 de setembro de 2022 Arquidiocese

O Dia do Senhor Bom Jesus, 14 de setembro, para os Teixeirenses, é um momento de louvar e agradecer pelas graças recebidas. Devido ao feriado municipal, os fiéis puderam participar dos festejos em honra ao Senhor organizado pelo Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia Santo Antônio.

As atividades do dia tiveram início às 8h com a celebração da Santa Missa presida pelo Pároco da Paróquia Sant’Ana, em Guaraciaba (MG), Padre Geraldo Trindade. Já às 10h, a presidência foi do Pároco da Paróquia de São Silvestre, Padre José Afonso de Lemos.

Seguindo com a programação do 84º Jubileu do Bom Jesus, a Missa realizada às 15h foi presidida pelo Administrador Paroquial, Padre Francisco Moreira, no centro comunitário do Bom Jesus, quando ele concedeu a bênção com a relíquia do Santo Lenho. À ocasião, também estiveram presentes caravanas das comunidades circunvizinhas Café, Lopes e Varadouro, pertencentes ao município de Guaraciaba.

Na homilia, Padre Francisco afirmou que “buscar o bem comum é procurar atender o Bom Jesus, que sempre buscou o bem de todos e que deseja que superemos nossas dificuldades, o individualismo e o egoísmo”. “Busquemos construir a paz, comunhão e alegria em nossas famílias, comunidades e grupos pastorais”, solicitou.

Ainda em sua fala, Padre Francisco citou a homilia do Padre José Afonso, que lembrou do amor e o carinho de seu pai ao Jesus crucificado que pedia a cura de sua enfermidade e alcançou essa graça. O Bom Jesus que se esvaziou, se rebaixou, veio até nossa mísera humanidade, assumindo nossa natureza humana.

“Por isso, levemos ânimo para as pessoas que estão desanimadas, desiludidas a fim de se envolver e nos envolver, com o compromisso da missão da Igreja, que é exercer a caridade”, encorajou os presentes Padre Francisco. Ainda, lembrando do Padre Zé Maria, ele disse que os enfermos são o tesouro da Igreja e precisam de nossa ajuda e cuidado. “Precisamos ser instrumentos nas mãos de Deus, sobretudo para com as pessoas que sofrem”, pontuou.

Ao longo do dia, os fiéis puderam expressar toda devoção à Jesus Cristo participando das Missas, da carreata e da procissão que encerrou os festejos. A imagem do Senhor Bom Jesus foi cortejada pela banda “Corporação Musical 17 de Dezembro”. Durante todos os dias da festa, a comunidade Bom Jesus, os grupos Orbis Clube e Vicentinos ficaram responsáveis pelas barraquinhas.

Texto: Conselho Pastoral Paroquial e Pe. Francisco Maria de Castro Moreira

Fotos: Paróquia Santo Antônio – Teixeiras (MG) – 84º Jubileu do Bom Jesus

Agenda