quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Dia do Trabalhador: celebração on-line organizada pela Dimensão Sociopolítica marcará a data

28 de abril de 2021 Arquidiocese

No próximo sábado, 01 de maio, dia de São José Operário, comemora-se também o Dia do Trabalhador. Para marcar a data, considerando a impossibilidade de se realizar a tradicional Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, a Dimensão Sociopolítica promoverá, das 9h às 11h, uma celebração virtual em homenagem aos trabalhadores. O evento terá transmissão pelo canal no YouTube da Arquidiocese de Mariana.

Confira abaixo a carta da Dimensão Sociopolítica:

A Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana realizará, no sábado, 1º de Maio, uma celebração virtual em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras, considerando a impossibilidade de realizar a 30ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras por causa da pandemia do coronavírus.

Solicitamos seu apoio e participação, bem como de sua comunidade paroquial, nesta celebração que reafirmará o compromisso de nossa Igreja particular com a vida e a dignidade dos irmãos e irmãs trabalhadores/as. O momento exige nossa solidariedade e apoio à luta dos que sofrem com esta crise “sanitária, econômica, ética, social e política, intensificada pela pandemia, que nos desafia, expondo a desigualdade estrutural enraizada na sociedade brasileira”. Na vida dos pobres e fragilizados estas “consequências são mais devastadoras” (Mensagem da CNBB ao Povo Brasileiro).

A celebração começará às 9h e terminará às 11h. Constará de testemunhos de trabalhadores e trabalhadoras, além de lideranças que militam na defesa dos direitos desses irmãos e irmãs. Será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Mariana, com apoio do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom), e de outras entidades parceiras.

As reflexões durante a celebração terão como inspiração o tema “Celebração rumo à 30ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras”, guiado pelo lema “Pacto pela Vida: um grito contra a perda de direitos”. Dessa forma, entramos em conexão com o Pacto pela Vida lançado há um ano pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com outras entidades.

Pedimos que divulgue da forma que lhe for possível esta nossa atividade e incentive a participação dos paroquianos a fim de que se unam a nós nessa homenagem que faremos aos trabalhadores e trabalhadoras cujas vidas colocamos sob a proteção de São José, “guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria”.

Agrademos sua atenção e apoio Com estima fraterna,

Pe. Geraldo Martins

Coordenador da Dimensão Sociopolítica

Silene Gonçalves da Silva

Representante Leiga da Dimensão Sociopolítica

Acompanhe o evento em:

Agenda