sábado

, 25 de maio de 2024

Dia festivo em honra a Nossa Senhora do Rosário, em Sem Peixe, é celebrado com a presença de 14 Guardas de Congado

18 de outubro de 2023 Arquidiocese

A Paróquia de São Sebastião, em Sem Peixe (MG), pertence à Região Mariana Leste, realizou de 06 a 15 de outubro 2023 as festividades em Honra a Nossa Senhora do Rosário.

A programação contou com carreata, procissões, coroações e Celebrações Eucarísticas. Na parte Social, houve o envolvimento das famílias nas Barraquinhas e nas apresentações culturais de artistas da Região.

No dia 15 de outubro, dia da Festa, estiveram presentes 14 Guardas de Congados de toda região: Sem Peixe, Dom Silvério, Alvinópolis, (Major Ezequiel), Barra Longa, (Dobla e Pimenta), João Monlevade, Ouro Preto, Mariana, Guaraciaba, Rio Piracicaba (Caxambu), Goiabal, Vermelho Novo. Ao todo, a estimativa foi de 650 congadeiros presentes.

Esteve à frente dos Festejos deste ano, Júnia Maria Alves Couto e João Dehon Alves Couto; Isabela Couto Vieira e Euro Antônio Arantes.

O Cortejo Real, Rei e Rainha do Povo com sua Corte, desfilou pelas ruas da cidade, seguido da apresentação Cultural das Guardas de Congados, dirigindo-se depois à Matriz de São Sebastião, onde aconteceu a Festiva Celebração Eucarística presidida pelo Pároco, Padre Ronaldo Henrique Furtado.

Na sequência, após procissão com os andores de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, foi servido o tradicional almoço para todos os participantes, na Escola São Sebastião. Na Matriz, foi realizado o Rito da Troca de Coroas para os novos Reis Festeiros para o ano de 2024: Maria das Graças Soares Paiva e Tiago Ariel de Paiva Silva.

A Paróquia São Sebastião mantém preservada a tradição da festa em Homenagem a Nossa Senhora do Rosário.

Texto: Paróquia de São Sebastiao

Fotos: Vitor Medeiros