segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Dia Mundial do Pobres motiva melhora de Casa de Passagem em Congonhas

11 de novembro de 2019 Arquidiocese

“A esperança dos pobres jamais se frustrará”. Esse é o tema do 3° Dia Mundial dos Pobres proclamado pelo Papa Francisco. A data será celebrada no próximo domingo, 17 de novembro, por toda a Igreja.

Na arquidiocese de Mariana, várias ações estão sendo motivadas pela comemoração dessa data. Em Congonhas, representantes da Paróquia Nossa Senhora da Conceição estiveram reunidos, no dia 7 de novembro, com o prefeito José de Freitas Cordeiro (Zelinho) e o secretário de Assistência Social, Ronaldo Rodrigues de Assunção para debater sobre a Casa de Passagem para pessoas que ficam pela rua e passantes.

Atualmente, a casa oferece refeição e banho durante o dia, de segunda-feira a sexta-feira. Os representantes da Paróquia solicitaram atendimento 24h e espaço para pernoite. O secretário de Assistência Social ficou de verificar a contratação de três funcionários qualificados em sistema de rodízio – 12 por 36 – para atendimento do pleito.

Ronaldo passou, também, algumas informações. Segundo ele, em Congonhas existem 2 mil crianças em ‘trabalho forçado’. A expressão inclui as crianças que trabalham em casa por mais de 4h por dia. “Elas não têm tempo de ser criança”, disse o secretário. Ele contou ainda que estão fazendo um trabalho através de diretores das escolas, pois têm contato direto com as crianças e famílias.

Leia também: Mensagem do papa Francisco para o III Dia Mundial dos Pobres