terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Dia Mundial dos Pobres: confira como foi a celebração em alguns locais da Arquidiocese

19 de novembro de 2019 Arquidiocese

Inspirada no Dia Mundial dos Pobres, celebrado neste último domingo (17), a Arquidiocese vivenciou o dia com atividades promovidas pelas paróquias, foranias e até regiões. Confira como foram as atividades em alguns locais:

 

Região Centro

Na Região Centro, fiéis de todas as nove paróquias se reuniram para uma caminhada em Presidente Bernardes, seguida da celebração eucarística, presidida pelo vigário episcopal da região, padre José Geraldo de Oliveira, que reforçou o compromisso que deve ser assumido por todos em relação aos pobres.

Mais cedo, a Região também promoveu o Dia Nacional da Juventude, com a presença de cerca de 300 jovens de várias expressões juvenis, e comemorou o Dia dos Leigos.

 

Forania de Barbacena

A cidade de Barbacena se reuniu na comunidade de Pinheiro Grosso, pertencente à Paróquia do Divino Espírito Santo, às 16h, para a celebração de unidade com as pastorais sociais. Além do gesto concreto arquidiocesano Óbolo da Viúva, foi recolhido em todas as celebrações da Forania leite longa vida e biscoitos, que serão doados a creches e outras entidades que cuidam de crianças carentes em Barbacena.

“Foi muito boa a celebração em comunhão proveitosa com as paróquias de Barbacena, especialmente os agentes das Pastoral Sociais estiveram presentes. Nesta terceira edição do Dia Mundial dos Pobres nós continuamos fazendo essa ação de celebrar juntos em algumas das periferias da cidade, esse ano foi em Pinheiro Grosso, um distrito de Barbacena muito grande, com 7mil habitantes, com muitas demandas e necessidades, por isso celebramos lá”, ressalta o vigário forâneo, padre D’Artagnan de Almeida Barcelos, que presidiu a celebração, concelebrada pelo pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, padre Tulio Otávio Filardi e pelo pároco da Paróquia Santo Antônio, de Ibertioga, padre Márcio Henrique da Silva.

Padre D’Artagnan ressalta que a esperança dos pobres não será frustrada porque é uma esperança fundada em Deus. “Se o olhar da nossa esperança está só no horizonte, no limite dessa vida, dessa terra, muitas vezes acontece o contrário, os pobres são esquecidos, abandonados. A esperança dos pobres em espírito, que confiam em Deus, não é frustrada. Quem crê no céu, se compromete a construir o céu aqui e a realizar os sinais do reino aqui e por isso o serviço aos pobres, o amor, através das pastorais sociais e dos outros movimentos da Igreja, precisa ser uma ação prioritária e o nosso desejo é que o Dia Mundial dos Pobres reavive o ardor missionário nas diversas pastorais e movimentos e obras sociais da nossa forania”, diz.

 

Paróquia São Sebastião, Itabirito

Dentro das ações da Paróquia São Sebastião, de Itabirito, esteve a fala do pároco, padre Edmar José da Silva, na sessão da Câmara Municipal Vereadores do município, ocorrida na última segunda-feira (18). “Falei a respeito do Dia Mundial dos Pobres e da importância do poder legislativo ter conhecimento das diversas realidades de sofrimento das pessoas e elaborar políticas públicas que garantam todos os direitos básicos apregoados pela Constituição Federal”, explica o padre.

Padre Edmar ressalta que política é a promoção do bem comum. “Portanto, é papel dos poderes públicos promover uma maior e melhor distribuição de rendas, fazendo com que o que é de todos seja realmente para todos, criando uma sociedade mais justa  e igualitária”.

 

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Conselheiro Lafaiete

Em todas as celebrações do final de semana, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Conselheiro Lafaiete, realizou a coleta de itens de cestas básicas para serem entregues a Equipe de Promoção Humana da Paróquia, responsável pela distribuição às famílias necessitadas e cadastradas.

 

Paróquia São Sebastião, Monsenhor Isidro

A comunidade de Monsenhor Isidro pôde fazer suas doações de agasalhos, alimentos e ofertas no ofertório da missa. Os materiais recolhidos serão levados para as famílias e instituições carentes da cidade.

Agenda