No contexto de aproximação do III Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado no próximo domingo (17), a Forania de Barbacena apresentou na noite de ontem (12), durante uma sessão especial na Câmara dos Vereadores do município, a mensagem do Papa Francisco para este dia, que tem como tema “A esperança do pobre não será frustrada”. O vigário forâneo, padre D’Artagnan de Almeida Barcelos, foi o responsável pela fala durante a sessão.
“Também foi uma oportunidade para apresentarmos ao legislativo municipal o resultado de um trabalho de articulação a partir do tema da Campanha da Fraternidade desse ano, Fraternidade e Políticas Públicas. Nós visitamos as diversas paróquias da cidade e ouvimos os agentes de pastoral e diversas obras sociais sobre como eles vêem as políticas públicas executadas nos municípios e como elegem prioridades, urgências”, explica o vigário.
Durante a apresentação ficou decidido que a Forania irá apresentar detalhadamente as demandas de Políticas Públicas, que serão encaminhadas as comissões de trabalho na Câmara. “Eles irão ver o que é possível executar, o que não é, e que, principalmente, essas demandas serão consideradas na discussão e aprovação da lei orçamentária para o próximo ano, promessa dos vereadores na discussão”, relata.
Dia Mundial dos Pobres
No próximo domingo (17), a Forania fará a celebração de unidade com as pastorais sociais, na comunidade de Pinheiro Grosso, pertencente à Paróquia do Divino Espírito Santo, às 16h.
Além do gesto concreto arquidiocesano Óbolo da Viúva, serão recolhidas em todas as celebrações da Forania leite longa vida e biscoitos, para serem doados a creches e outras entidades que cuidam de crianças carentes na cidade de Barbacena.