segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Dia Nacional da Juventude 2023 será celebrado nas paróquias

20 de outubro de 2023 Arquidiocese

Comemorar uma juventude viva, comprometida com a missão evangelizadora e que luta por justiça social. Com esse propósito, festeja-se no próximo domingo, 29 de outubro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Em comunhão com a Igreja no Brasil, a Arquidiocese de Mariana convida suas paróquias e comunidades a celebrarem a data.

Convidados a aprofundar a temática da Campanha da Fraternidade 2023, Fraternidade e Fome, o lema dessa edição do DNJ é “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17). A data, que tem sua origem em 1985, é vista como a grande festa dos jovens e busca comemorar a unidade e a vida de todas as expressões juvenis presentes nas (arqui)dioceses.

“O DNJ não é o dia de um grupo. É o dia de celebrar a vida da juventude, que se manifesta em diferentes rostos, por meio da Pastoral da Juventude (PJ) e tantos outros movimentos e expressões juvenis que enriquecem a nossa Igreja particular de Mariana”, afirma o Assessor Arquidiocesano para a Juventude, Padre Edir Martins Moreira.

Segundo ele, em reunião no último dia 30 de setembro, foi possível perceber que, apesar dos desafios enfrentados, a juventude segue viva e atuante na Arquidiocese de Mariana. “Percebemos também como podemos nos fortalecer se estivermos unidos entre nós, sem perder a identidade de cada grupo, mas unidos à videira que é Jesus, com quem todos nós nos identificamos e anunciamos”, analisa.

Para o próximo dia 29, Padre Edir motiva cada paróquia a comemorar essa data. “Seja pela realização de um grande encontro, um retiro, uma celebração, etc. Mas que a paróquia não deixe de rezar com a juventude nesse dia”, destaca.

Subsídios

Com o intuito de bem celebrar esse dia, a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou para download o cartaz e o subsídio o DNJ 2023. Faça o download em: jovensconectados.org.br/mdocs-posts/dnj-2023-subsidio-digital

Cartaz do DNJ 2023. Imagem: Divulgação

Agenda