sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas será celebrado no próximo domingo

20 de novembro de 2020 Arquidiocese

O Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas será celebrado no próximo domingo, 22 de novembro, Solenidade de Cristo Rei. Este ano, o lema a data tem como tema Cristãos Leigos e Leigas: testemunho e profecia a serviço da vida e lema Eu vos chamei a serviço da justiça” (Is 42,6).

Segundo a presidente do Conselho Arquidiocesano do Laicato (CLAM), Sonia Barbosa, esse tema ajuda a refletir sobre a participação do laicato nos diversos espaços da sociedade. “Apesar dos desafios, a laicato em nossa arquidiocese sempre teve uma presença ativa. O lema, deste ano, nos questiona a ocupar os espaços, que são privilegiados do laicato, e ainda nós não conseguimos ocupar. Esses espaços de garantia de direito e participação popular, junto a população mais sofrida. Apesar da nossa atual realidade está bastante desafiadora, precisamos ser mais ousados, vencer esse medo e estar de fato onde nós precisamos estar, ocupando os conselhos”, disse.

Sonia destacou, que nas eleições municipais foi possível perceber um exemplo muito bonito dos cristãos leigos e leigas. “Foi um momento muito bonito, ver pessoas simples discutindo projetos, alguns sendo eleitos, mas todos defendendo um projeto para a sociedade”, afirmou.

Desafios de 2020

A pandemia da Covid-19 mudou a rotina dos cristãos leigos e leigas e dificultou muitas ações previstas para o ano. Para Sonia, apesar do medo e das incertezas desse tempo, uma luz começou a surgir.

“Os colegas começaram a perceber as pessoas que estavam passando por necessidade e começamos essa rede de solidariedade. Aos poucos começamos a vencer o medo, começamos a entrar em contato uns com os outros, começamos a ajudar os necessitados com cestas básicas, auxílio emergencial, confecção de máscaras. Foram muitos gestos bonitos que foram surgindo. Para animar essa nossa caminhada de fé e espiritualidade, nós aproveitamos as mídias sociais para divulgar materiais e propor caminhos. Um momento de descobrir um novo olhar, um novo jeito de agir e servir”, explicou.

Até mesmo o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) se adaptou a esse novo normal e produziu materiais para a celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas.

Agenda