sexta-feira

, 29 de março de 2024

Diácono Dehoniano será ordenado sacerdote em Congonhas

07 de janeiro de 2022 Arquidiocese

No próximo dia 29 de janeiro, às 10h, acontecerá na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas (MG), a ordenação sacerdotal do diácono Filipe Henrique de Araújo, SCJ. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que, através da sua oração consecratória e imposição das mãos, o ordenará presbítero para servir ao Povo de Deus.

Pertencente à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, também conhecida como Dehonianos, o diácono Filipe explica que em sua Congregação, tradicionalmente, a profissão perpétua dos votos e a ordenação diaconal são celebrações em que se reúne toda a província, em um momento de se celebrar enquanto família religiosa. Já a ordenação presbiteral acontece na cidade de origem do ordenando, que, em seu caso, é Congonhas.

“É o momento no qual somos exortados a viver nossa vocação religiosa sem prescindir de nossas raízes. Se o apostolado será exercido em outras terras, é de suma importância não esquecer de onde fomos educados e de onde a semente da vocação foi plantada”, enfatiza.

Tendo como paróquia de origem a de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, o diácono Filipe conta que ao longo dos seus 12 anos de formação, durante as férias, teve conversas “formativas” com o pároco local, padre Paulo Barbosa, que lhe concedeu oportunidades de realizar trabalhos pastorais.

“Hoje, durante os preparativos para a minha ordenação, vejo o quanto permanecer ligado às minhas raízes e inserido no meio do povo no qual surgiu a minha vocação me fez e faz bem. Além de ter sido vocacionalmente importante, durante os preparativos para a ordenação, é impressionante a quantidade de pessoas que não apenas ajudam, mas vibram e alegram-se por esse momento”, pontua o diácono Filipe.

Para ele, o sentimento predominante em seu coração é gratidão. “O povo da minha paróquia abraçou-me de tal modo, que, nesse momento, sinto-me acolhido, motivado, e, mais uma vez afirmo, grato. Mais do que me ajudar na ordenação, o povo ensina-me como devo servir a Deus: espero levar sempre em meu coração o jeito simples, mas sempre disponível e trabalhador de nosso povo”, afirma.

Acompanhe a celebração da ordenação presbiteral a partir das 10h pelo canal do YouTube Matriz Nossa Senhora da Conceição – Congonhas MG. Ainda no dia 29, às 19h, o neosacerdote celebrará a sua primeira missa no mesmo local.

Biografia

Filho de Leonardo Matias de Araújo e Eloisa Maria Santa Bárbara de Araújo, Filipe Henrique de Araújo nasceu em Congonhas (MG) no dia em 01 de janeiro de 1986. Ingressou no Seminário Propedêutico Dehoniano, em São Paulo (SP), em 01 de março de 2010, onde morou por um ano. Cursou Filosofia em Brusque (SC), e, em 2014, iniciou a etapa denominada postulantado, em Terra Boa (PR). Fez a sua primeira profissão religiosa em 15 de janeiro de 2016. Fez a profissão religiosa perpétua em 13 de fevereiro de 2021 e no dia seguinte, dia 14, foi ordenado diácono. Escolheu como lema presbiteral a passagem bíblica “Senhor tu sabes tudo, tu sabes que te amo” (Jo 21,17).

Imagens: Divulgação

Agenda