sexta-feira

, 19 de julho de 2024

Diáconos Carlos Geovane e José Mario Barbosa serão ordenados presbíteros em Barbacena

13 de junho de 2024 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana tem a alegria de anunciar as ordenações presbiterais dos Diáconos Carlos Geovane Nunes Magri e José Mário Santana Barbosa. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, no dia 24 de agosto, às 10h, na Basílica São José Operário, em Barbacena (MG).

Conheça o Diácono Carlos Geovane

Diácono Carlos Geovane durante rito de imposição das mãos, na cerimônia de ordenação diaconal. Foto: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana

Natural de Barbacena, o Diácono Carlos Geovane nasceu no dia 29 de dezembro de 1997. Iniciou sua caminhada na fé junto à comunidade paroquial da Basílica São José Operário, localidade onde sua família vive e recebeu os primeiros sacramentos.

Aos 15 anos, ingressou na Comunidade Vocacional Nossa Senhora da Assunção (GOV) do Seminário São José para iniciar o processo formativo, concluindo a Etapa da Configuração (Teologia) em 2022.

Em 2023, fez o ano de síntese na Paróquia São João Batista, em Barão de Cocais (MG). Foi ordenado diácono, em 25 de novembro de 2023, na Catedral Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG). Atualmente, o jovem exerce o ministério na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG).

Para ele, o momento de espera até a ordenação é singular. “É a confirmação de um processo que vem sendo trilhado há anos. Ao mesmo tempo, não é a conclusão desse processo, mas sua continuidade num estado de vida completamente novo”, afirma, reforçando que é uma graça de Deus.

“Gostaria de convidar a todos os que puderem a se unirem a mim e ao Diácono José Mário neste momento e juntos louvarmos a Deus pelo dom da vocação sacerdotal”, motiva o Diácono Carlos Geovane.

O lema escolhido para inspirar seu ministério presbiteral é “Eu os atraí com laços de amor” (Os 11, 4a).

Conheça o Diácono José Mário

Diácono José Mário durante cerimônia de ordenação diaconal, em novembro de 2023. Foto: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana

Nascido em 19 de agosto de 1994, na cidade de Capela Nova (MG), ainda na juventude mudou-se para Barbacena, inserindo-se na vida de fé da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

Ingressou no Seminário São José em 2015, quando iniciou os estudos na Etapa do Propedêutico. Em 2022, concluiu a Etapa da Configuração, tendo vivido o período de síntese pastoral na Paróquia Santo Antônio, em Presidente Bernardes (MG), no ano seguinte.

Em 25 de novembro de 2023, foi ordenado diácono em cerimônia na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção. Atualmente, exerce o diaconato na Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG).

“A vocação sacerdotal é um chamado de Deus, ao qual tenho procurado responder desde pequeno, especialmente, a partir do meu ingresso no Seminário, tempo de profundo amadurecimento e discernimento. Consciente de minha pequenez, vejo o ministério presbiteral como uma consagração total a Cristo e aos irmãos, no serviço às necessidades da Igreja e em comunhão com o arcebispo. As palavras do rito de ordenação são fortes: ‘Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao mistério da cruz do Senhor’. Que Deus nos ajude a vivermos bem este mistério. Rezem por nós!”, declara o Diácono José Mário.

O lema escolhido para seu ministério presbiteral é “Amou-os até o fim” (Jo 13, 1).