sábado

, 20 de abril de 2024

Diáconos Permanentes participam do primeiro Encontro de Formação Continuada da Arquidiocese de Mariana

18 de abril de 2023 Arquidiocese

O diaconato permanente da Arquidiocese de Mariana esteve reunido no último fim de semana, dias 15 e 16 de abril, na Casa de Filosofia do Seminário São José para participarem do 1º Encontro de Formação Continuada para os Diáconos Permanentes. Realizado pela primeira vez nesta Igreja Particular, o momento teve como orientador o Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, e contou com a presença de 17 dos 36 diáconos do Clero Marianense.

Abordando tópicos da Teologia Fundamental, como a Revelação e Fé, a Sagrada Escrituras e Tradição e questões do método teológico, o evento teve a coordenação do Coordenador dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Mariana, Diácono Sebastião Goés Pereira. “Esperei, ansiosamente, pelo início da formação continuada para o corpo De Diáconos Permanentes da Arquidiocese, proposta pelo Arcebispo Dom Airton. Como foi bom poder contar com a presença de um orientador tão iluminado”, compartilhou.

O encontro foi marcado por momentos de estudo e formação, bem como oração, partilha e convívio entre os membros do diaconato permanente. Além disso, na noite da sexta-feira, dia 15, alguns dos diáconos visitaram e participaram da Santa Missa, na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, em Mariana (MG), presidida pelo orientador da formação.

Diáconos, Equipe de Liturgia e coral na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré (Mariana).

Segundo o Monsenhor Luiz Antônio, o prosseguimento da formação dos Diáconos permanentes é “a realização de uma antiga aspiração, a oportunidade de aprofundamento dos estudos teológicos e o momento de encontro, convivência e partilha de experiências entre os Diáconos”, disse.

Na perspectiva do Diácono Ronei Ferreira, da Paróquia Santo Antônio de Ouro Branco (MG), dos vários momentos considerados por ele como marcantes o que se destacou foi “a postura da vida de um discípulo, o encontro da pessoa, através da fé com Jesus Cristo, assim gerando duas perguntas: O que vai guiar a minha vida? Com qual critério tomarei decisões? Santo Agostinho nos ensina e nos orienta através de suas palavras: ‘O critério é aquele que acolhe a palavra de Deus. A oportunidade de conviver entre os irmãos diáconos também nos proporcionou uma grande alegria, pelas quais conversamos, rezamos e trocamos experiências’”, comentou.

Para o Diácono José Fagundes Felisberto, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Piranga (MG), o encontro “foi um momento importante e proveitoso que muito ajudou/ajudará no exercício do ministério diaconal. Agradeço a todos que se envolveram para que esta formação acontecesse”.

Diáconos em Sala de aula no 1º Encontro de Formação Continuada da Escola Diaconal São Lourenço.

*Com a colaboração e fotos do Diácono Sebastião Goés Pereira

Agenda