sexta-feira

, 14 de junho de 2024

Dimensão Litúrgica da Região Mariana Sul promove formação para a Forania de Rio Pomba

23 de agosto de 2022 Arquidiocese

No último dia 13 de agosto, a Dimensão Litúrgica da Região Mariana Sul se reuniu em mais uma formação. Desta vez, a Forania de Rio Pomba recebeu a Coordenadora Regional, Maria Irene Custódio, e a Assessora Vera Fontes para compartilhar de uma manhã de partilha de conhecimento.

A quantidade de participantes surpreendeu de forma positiva as formadoras: foram 60 inscritos, além da participação dos padres da Forania José Maria Dias, João Francisco, Jamilson Inácio e José Sabino. O encontro foi sediado na Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG), tendo os presentes sido acolhidos pelo Padre João Francisco e pela Coordenadora de Liturgia Paroquial, Elenice Honório dos Santos Oliveira.

Muitas impressões positivas dessa formação foram registradas como a da coordenadora da Forania, Márcia Cruz Corrêa Netto Soares.  “Os participantes ficaram muito entusiasmados com as assessoras que, com muito conhecimento da liturgia, deixaram as pessoas bastante interessadas nos repasses das paróquias. Foi uma manhã rica de aprendizado e conhecimento pautada nos documentos da Igreja sobre a Sagrada Liturgia”, disse.

Por sua vez, Terezinha Rosa da Silva, da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, deixou registrada a sua gratidão pelo encontro: “Nós agradecemos com carinho todos que participaram dessa formação tão preciosa. Obrigada por terem vindo a nossa Forania”.

Já a assessora Maria Irene Custódio ressaltou que o empenho da equipe é para que, de acordo com a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium (SC) e o Guia Litúrgico Pastoral da CNBB, o ministério celebrado seja com “participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colhermos os frutos espirituais” (SC 14).

A próxima formação será na Forania de Carandaí no dia 03 de setembro. A Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Capela Nova (MG), acolherá os inscritos para a manhã de aprendizado. Cada paróquia da Forania pode inscrever até 15 pessoas para participarem.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Elenice Honório dos Santos Oliveira