sexta-feira

, 19 de julho de 2024

Dimensão Litúrgica da Região Sul está promovendo pré-assembleias nas foranias

12 de junho de 2024 Arquidiocese

Encontro na cidade Senhora dos Remédio (MG).

Seguindo a proposta regional para as pastorais no ano de 2024, a Comissão de Liturgia da Região Mariana Sul está realizando pré-assembleias nas suas foranias.

A equipe de Liturgia da Região, composta pela Coordenadora Regional, Maria Irene Custódio, e a Assessora leiga, Vera Fontes, teve apoio da Coordenadora Arquidiocesana de Liturgia, Viviane Isidoro, para levar informações as foranias da região. Até o momento, foram visitadas as Foranias de Alto Rio Doce e Carandaí. As Foranias de Rio Pomba e Barbacena terão agenda, respectivamente, em junho e julho.

No dia 13 de abril, foi a vez da Forania de Carandaí receber a coordenação para esse encontro. A Paróquia São José, em Ressaquinha (MG), acolheu os 39 participantes que atuam na Dimensão Litúrgica em suas paróquias e comunidades.

Já no dia 25 de maio, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios (MG), sediou o encontro da Forania de Alto Rio Doce. Foi uma manhã de bênçãos, com demonstração de interesse dos participantes em organizar a Pastoral Litúrgica em suas paróquias.

A Coordenadora Regional, Maria Irene Custódio, ressalta que esses encontros são de grande importância para preparar todos os membros da Liturgia para a Assembleia que acontece neste ano no mês de outubro. Para ela, a grande participação até agora demonstra o interesse das paróquias em não só se preparem, mas aprenderem sempre e continuarem a caminhada proposta pela coordenação atual.

Os presentes demonstraram seu contentamento em se reunirem e absorverem as informações repassadas, que engrandecem sua caminhada. “Cada encontro litúrgico nos oferece a oportunidade renovar nossa fé, de encontrar inspiração para enfrentar os desafios do dia a dia. Oportunidade ainda de sentir parte de algo maior que nós mesmos. Esse encontro é um lembrete do amor divino e da importância de estarmos unidos como irmãos”, pontuou Cecília Freitas Dias, Coordenadora Paroquial da Liturgia da Paróquia São José, em Alto Rio Doce (MG).

“Com a gratidão de Deus e as luzes do Espírito Santo, participamos do encontro de formação para as equipes de liturgia da Forania de Alto Rio Doce. Momento de grande valia para todos nós. Momento de oração, de troca de experiências, de formação, de orientações pastorais. Sob a coordenação de Irene Custódio e Viviane Isidoro, tivemos momentos importantes e lúcidas orientações sobre a preparação da liturgia, sobre o espírito orante da mesma e a importância do envolvimento de todas as equipes de trabalho conjunto na paróquia. Foi, sem dúvida, um momento especial de crescimento e aprendizado para todos nós”, reforçou Silvana Mendes, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios.

Texto: Maria Irene Custódio e Ana Paula Mendes dos Santos
Foto: Maria Irene Custódio