terça-feira

, 23 de abril de 2024

Dimensão Social da Região Mariana Sul realiza sua primeira reunião anual

08 de agosto de 2022 Arquidiocese

A Região Mariana Sul realizou no último dia 30 de julho, sua primeira reunião presencial da Dimensão Social do ano 2022.  À ocasião, participaram representantes paroquiais das Pastorais Carcerária, Saúde, Pessoa Idosa, Sobriedade, Afro-Brasileira, bem como movimentos como Vicentinos e os responsáveis pela Casa do Cuidado, localizada em Barbacena (MG).

Momentos de alegria e descontração marcaram o sábado, com a certeza da continuidade dos trabalhos, que não foram paralisados e sim realizados de outras formas durante a pandemia. Além do reencontro após o período de reuniões on-line, os presentes foram apresentados ao novo Assessor, Padre Daniel Ângelo Henriques.

Durante o encontro, Padre Daniel explicitou a importância dessas pastorais e o compromisso em ajudar em sua caminhada: “A princípio, a reunião foi de acolhida e de apresentação dos membros. Também contou com partilhas de experiências das diversas paróquias que têm este cuidado, este zelo, com as pessoas mais necessitadas […] e várias experiências bonitas como a da farmácia solidária, prestação de serviço de atendimento psicológico, médico em várias paróquias, etc. Então, foi afinado sobre a caminhada da nossa região”, contou.

De acordo com Padre Daniel, ao meditarem o Evangelho de São Mateus, os participantes puderam que a ação social cristã não é somente algo caritativo, mas é motivada pelo amor. “Não é um assistencialismo, mas é um envio do Cristo que disse ‘estive com fome e me deste de comer, estive com sede e me deste de beber, estava nu e me vestistes, pois toda vez que fizeram isto aos irmãos foi a mim que o fizeram’. Que Deus abençoe o trabalho das lideranças em favor dos mais necessitados”, disse.

Ainda segundo o presbítero, à oportunidade também foi firmado o propósito da Região continuar em comunhão, por meio de reuniões e articulando presença no Fórum Social pela Vida e no Grito dos Excluídos, visando a importância de ver no outro o rosto de Cristo.

Para o representante da Pastoral Afro-Brasileira na Paróquia de São Pedro e São Paulo, em Barbacena, Nivaldo Paulino Teodoro, o momento revitalizante. “Éramos 30 agentes de pastorais irmanados pelo mesmo objetivo: ‘amar ao próximo como a ‘nós mesmos’. Padre Daniel conduziu com propriedade a reunião, dando liberdade a todos para as intervenções que se fizeram necessárias. Gratidão ao Padre e todos que intencionalmente ou indiretamente naquele momento me chamaram para a missão”, opinou.

Por sua vez, o Coordenador da Pastoral da Sobriedade na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Barbacena, Jorge Agnair Lopes, destacou que o encontro foi importante e proveitoso, pois teve como pauta a implantação da Dimensão Social na Igreja. “Padre Daniel permitiu que todos se apresentassem e mostrassem como estão os trabalhos em cada paróquia. Apresentou ainda, através de leitura, a Doutrina Social na Igreja. Nós, enquanto representantes também dos Casos Especiais da Pastoral Familiar, nos vimos diante das pastorais que se encontram todas neste setor. Ressalto a animação de Padre Daniel com as pastorais, além do Fórum Social pela Vida e da 5° Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce”, comentou.

A Região Sul reinicia seus trabalhos pastorais com suas novas Assessorias, na certeza da continuidade dos trabalhos e na constante busca de melhoria, visando dinamizar todo o processo que envolve o serviço pastoral. Deus abençoe a disponibilidade de todos os envolvidos!

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Jorge Agnair Lopes e Alexandre 

Veja também:

Comissões permanente e local do 8º Fórum Social pela Vida se reúnem em Carandaí

Agenda