sexta-feira

, 14 de junho de 2024

Diocese de Colatina (ES) divulga a programação da 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce

14 de abril de 2023 Arquidiocese

Com o tema “Bacia do Rio Doce, nossa casa comum” e o lema “No princípio, o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1,1-2), a Diocese de Colatina (ES) sediará a 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Pela primeira vez, a peregrinação, que nasceu após o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, romperá as fronteiras mineiras para chegar até o estado do Espírito Santo.

Segundo a Diocese de Colatina, a 6ª edição do evento “pretende gerar um processo de conscientização, mobilização e participação das comunidades de fé e de toda a sociedade no sentido de olhar a vida humana e o planeta dentro de uma mística de cuidado e fraternidade”. Vale lembrar que o evento envolve também as Igrejas Particulares de Minas Gerais que também são banhadas pelo Rio Doce como a Arquidiocese de Mariana e as Dioceses de Governador Valadares, Itabira-Coronel Fabriciano e Caratinga.

Para este ano, a programação proposta pela Diocese acolhedora da Romaria tem início a partir do dia 04 de maio. Conheça, a seguir, a programação completa:

Seminários temáticos

A programação da Romaria é extensa e tem início em maio com a realização de três seminários temáticos que vão acontecer em Baixo Guandu, Colatina e Linhares, municípios capixabas afetados diretamente pela lama de rejeitos de minério que poluiu completamente o Rio Doce em novembro de 2015.

Os seminários contarão com a presença de especialistas para fazer memória desse crime ambiental que atingiu a bacia do Rio Doce. O evento inclui ainda um parecer científico sobre o clima, depoimentos de atingidos e uma discussão sobre a relação dos povos originários com a natureza.

Confira a agenda desses seminários:

  • 4 de maio (quinta-feira): 19 horas, no Colégio Ginásio Brasil, em Baixo Guandu (ES)
  • 11 de maio (quinta-feira): 19 horas, no auditório da Cúria Diocesana, em Colatina (ES)
  • 25 de maio (quinta-feira): 19 horas, no auditório do Sesi/Senai, em Linhares (ES)

Semana Missionária

O segundo momento da Romaria será a Semana Missionária. A abertura acontece no dia 11 de junho (domingo) no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu (ES). Na ocasião, será presidida a santa missa às 8h30 com acolhida e envio dos missionários. A Semana Missionária segue de 12 a 17 de junho na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Bebedouro, Linhares (ES).

Grande dia

Um dos momentos mais emocionantes deste evento acontecerá no dia 18 de junho (domingo) na localidade de Regência, litoral de Linhares, onde o Rio Doce deságua. Essa região foi afetada diretamente pela lama de rejeitos de minério, pois boa parte da comunidade local vivia da pesca. São esperadas diversas caravanas de Minas Gerais e de todo o Espírito Santo.

Às 8 horas, haverá uma celebração eucarística, seguida de caminhada pela foz do Rio Doce e colocação da cruz. Estão previstas ainda exposições, vivências e apresentações culturais.

Toda a programação da romaria é aberta à participação da sociedade!

 

ORAÇÃO PARA A 6ª ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DA BACIA DO RIO DOCE

 

Ó Deus, nosso Pai, criastes o céu, a terra, o mar, as águas e todas as criaturas que os habitam. Eis que tudo era muito bom! (cf. Gn 1,31). Em vossas mãos colocamos nossa 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce.

Fazei-nos guardiães de nossa Casa Comum, comprometidos com a promoção e a defesa da vida, lembrados de que tudo está interligado.

De vosso Filho Jesus nos venham a força e a resistência para combater a ganância e o egoísmo humanos e a exploração predatória dos bens da mãe terra, que ferem vosso projeto de vida, felicidade e bênção para todos e todas.

O vosso Santo Espírito, que pairava sobre as águas (cf. Gn 1,2), nos sustente na missão de trabalhar pela regeneração socioambiental da Bacia do Rio Doce, sempre movidos pelo ideal de viver a Ecologia Integral.

Acompanhe-nos, nesta Romaria, protegendo e inspirando nossa solicitude pela vida, a Mãe e Padroeira, a Senhora da Saúde.

Amém.

Texto e imagens: Diocese de Colatina (ES)