sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Diocese de Colatina inicia os preparativos para a posse canônica de Monsenhor Lauro

18 de novembro de 2021 Arquidiocese

Com a data da posse canônica definida, a Diocese de Colatina (ES) já iniciou os preparativos para receber seu novo bispo, o Monsenhor Lauro Sérgio Versiani Barbosa, nomeado pelo Papa Francisco no último dia 27 de outubro. A sua ordenação episcopal está agendada para o dia 25 de janeiro de 2022, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), e sua posse na Diocese de Colatina será em 02 de fevereiro.

Na última terça-feira, 16 de novembro, a comissão central, nomeada pelo Colégio dos Consultores, para planejar a posse, reuniu-se presencialmente na Cúria Diocesana de Colatina. A reunião foi produtiva e as primeiras decisões já foram tomadas.

“A celebração contará com ampla cobertura on-line e participação representativa em conformidade com o protocolo sanitário municipal, devido ao ambiente de pandemia que ainda enfrentamos”, adiantou o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Marinaldo Serafim, que integra a comissão central juntamente com o padre Marcelo Keller, a secretária da Cúria Diocesana, Alessandra Margôto, o secretário de Pastoral, Ledesmar Walger, o professor Anderson Mendes e a assessora de Comunicação, Fernanda Farina.

Além da comissão central, o Colégio dos Consultores nomeou outras quatros equipes para conduzir os preparativos da posse canônica de Monsenhor Lauro: comissão de liturgia e pastoral, de comunicação, de acolhida e de documentação. Todas já estão mobilizadas para que seja um momento de graça especial para toda a Diocese de Colatina.

Transmissões

Tanto a solenidade de ordenação episcopal quanto a posse canônica serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese de Mariana, juntamente da Diocese de Colatina. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Mosenhor Lauro

O Bispo Eleito da Diocese de Colatina, Monsenhor Lauro Sérgio Versiani Barbosa, tem 62 anos e é natural de Ouro Preto (MG). A última paróquia em que exerceu o seu ministério sacerdotal  como pároco é a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa. A Diocese de Colatina estava vacante desde janeiro deste ano, quando Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias foi nomeado para a Diocese de Lorena (SP).

Texto e imagem: Diocese de Colatina

Agenda