segunda-feira

, 11 de dezembro de 2023

Diocese de Guanhães prepara realização da V Romaria das Águas e da Terra

22 de agosto de 2022 Igreja no Brasil

A fase preparatória da V Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce deu mais um passo na Diocese de Guanhães (MG). As paróquias da Igreja Particular já estão se preparando para receber as romeiras e os romeiros da Província Eclesiástica de Mariana composta pelas Dioceses de Caratinga, Gov. Valadares, Itabira e Cel. Fabriciano e Arquidiocese de Mariana. O evento acontece no dia 04 de setembro, no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Conceição do Mato Dentro.

Foi realizado, em 13 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Pito, um Seminário preparatório com a participação 29 representantes: “Área 1” composta por São João Evangelista, Paulistas, Peçanha/Cantagalo, São Pedro do Suaçuí, São José do Jacuri, Coluna/Frei Lagonegro, São Sebastião do Maranhão, Água Boa e Santa Maria do Suaçuí/José Raydan; “Área 2” é constituída por Joanésia, Braúnas, Virginópolis e Divinolândia de Minas e “Área 4”, da qual fazem parte Guanhães (São Miguel e N Sra Aparecida), Rio Vermelho, Materlândia, Sabinópolis, Senhora do Porto, Dores de Guanhães/ Carmésia e Ferros. O Seminário “Área 3” constituída por Morro do Pilar, Santo Antônio do Rio Abaixo, Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro, Córregos e Tapera havia se reunido em 30 de julho.

Com o tema “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e o lema “Aos pés do Bom Jesus, cuidar da Mãe Terra, das Águas e da Vida”, a Romaria convoca as comunidades de fé a caminhar juntas em defesa da Casa Comum e da regeneração da Bacia do Rio Doce. É esperado que 29 participantes representem as Paróquias da Diocese de Guanhães.

As Romarias iniciaram após o rompimento da Barragem do Fundão, em novembro de 2015, com o objetivo de refletir e valorizar a vida a partir do cuidado com o Rio Doce e seus afluentes massacrados pelos Monocultivos e Mineração na região.

A V Romaria concluirá o ciclo das romarias no Estado de Minas Gerais.

Dom Otacílio Ferreira Lacerda gravou mensagem sobre V Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce

O bispo da Diocese de Guanhães e referencial da Comissão para Ação Social Transformadora da CNBB Leste 2, Dom Otacílio Ferreira Lacerda, convida romeiras e romeiros a se somarem nessa caminhada de construção da sociedade do Bem Viver.

Assista:

Texto: CNBB Leste 2 com informações da Diocese de Gunhães 

Imagem: Diocese de Gunhães