sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Diretor das POM ministra aulas de missiologia para os seminaristas da teologia da Arquidiocese de Mariana (MG)

23 de março de 2022 Arquidiocese

Seminário Arquidioceseano de Mariana realiza curso intensivo de missiologia.

Entre os dias 14 e 18 de março, o Seminário São José da Arquidiocese de Mariana realizou curso intensivo de Missiologia, tendo como professor o Pe. Mauricio Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionarias no Brasil. O curso foi direcionado aos 25 seminaristas da Etapa da Configuração (estudos teológicos) do referido seminário.

Ao longo do curso, os seminaristas tiveram a oportunidade de conhecer mais profundamente as dimensões que compõe a natureza missionária da Igreja (programática, paradigmática e existencial), com seus fundamentos teológicos e bíblicos, a organização missionária da Igreja no Brasil, entre eles um destaque para o COMISE (Conselho Missionário para Seminaristas), a Espiritualidade Missionária, bem como alguns aspectos que demonstram a importância da ação missionária em nossos tempos na Igreja. Os discentes puderam compreender que a missão não se reduz a atividades ou uma dimensão da Igreja, mas algo constitutivo que faz parte da sua identidade.

A respeito da importância que a disciplina teve para os discentes, assim afirmou o seminarista Nillo Neto da turma do primeiro ano: “O curso intensivo de missiologia foi riquíssimo e de uma experiência que nos motivou para uma saída missionária ainda maior. Diante dos temas estudados, sobretudo no que se refere aos temas da animação e cooperação missionária, os quais nos fazem criar métodos, formas, de entendermos a nossa vocação batismal, de sermos missionários e frutificar, ter uma saída missionária no âmbito da missão eclesial ad gentes. Além disso, fazer esta disciplina no contexto de missão que estamos inseridos, com uma visão sinodal nos coloca em movimento diante da realidade que a Igreja nos pede. Tendo consciência de que e missão nasce do amor trinitário: Pai, Filho e Espírito Santo que nos irradia e difunde em todo o universo. Enfim, e de forma concreta as três formas de cooperação missionária: oração, ajuda material e o testemunho nos lança para frente. A igreja é missão e se somos membros desta Igreja somos também missionários, pois a missão caracteriza-se em uma dimensão ontológica, está enraizada no ser de Cristo, ser Igreja”.

Também o docente Pe. Mauricio Jardim fala de sua experiência de ministrar este curso: “Agradeço a Arquidiocese de Mariana, através do seu corpo de formadores, pela oportunidade do contato acadêmico com os alunos da teologia. Foi um exercício pessoal de sistematização dos conteúdos que já trabalhamos nas formações missionárias em todos país promovidas pelas POM. O fruto deste curso intensivo de missiologia foi a primeira redação de um manual de missiologia que serviu de norte para a aulas. Destaco, além do estudo dos documentos do magistério e dos conceitos missiológicos, os alunos tiveram contato com a vida missionária da Igreja do Brasil e no mundo, através da apresentação das prioridades e projetos existentes no Programa Missionário Nacional e de testemunhos de missionários e missionárias ad gentes. Na dinâmica deste semana intensa de formação, os seminaristas realizaram uma manhã de deserto para vivência e recepção dos conteúdos missionários”.

Texto e Imagem: Pontifícias Obras Missionária – POM 

Agenda