segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Divulgado o Hino do Seminário São José

28 de agosto de 2020 Arquidiocese

O hino vencedor do concurso do Hino do Seminário São José foi divulgado e apresentado nesta quinta-feira, 27 de agosto, após a celebração dos 14 anos da Páscoa do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida. A missa, presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, foi celebrada na capela da Teologia, em Mariana. O hino escolhido pela comissão é uma composição do seminarista José Mário Barbosa e Wallace Moura.

Neste ano, o Seminário de Mariana está completando 270 anos de fundação. Com o objetivo de resgatar e preservar parte dessa memória, um grupo de trabalho e pesquisa foi criado. “Dentro desta grande empreitada que é o Projeto Memória, o Grupo de Trabalho (GT) sobre a Música, além de resgatar e preservar a memória sobre a história e a tradição da música no Seminário, pensou em propor um concurso para que se escolhesse um hino que pudesse transmitir um pouco da história e do sentimento que envolve esta nossa tão amada instituição. Um hino é uma composição musical que evoca a história e a tradição daquilo que se pretende homenagear, tornando-se símbolo do que ele canta”, explicou o grupo de trabalho sobre música.

Para escolher o hino, um edital foi lançado, publicado no site da Arquidiocese e divulgado nos variados canais de comunicação da Arquidiocese e do Seminário. Também foi constituída uma Comissão Julgadora para avaliar os trabalhos recebidos e escolher o Hino oficial. Essa comissão foi composta por Dom Airton José dos Santos, monsenhor Celso Murilo Reis, padre José Antônio de Oliveira, padre Rosemar Condé e professora Josineia Godinho.

“Terminado o prazo para o envio das propostas pelos candidatos, a comissão julgadora se reuniu e, conforme as normas e critérios de avaliação publicados no edital, realizou o julgamento.Tal julgamento ocorreu às cegas: a comissão não teve acesso a nenhum dos nomes dos candidatos; ela apenas teve contato com as letras e as gravações, sem qualquer espécie de identificação. A identidade dos compositores foi revelada apenas quando a  comissão já havia chegado a um resultado”, disse o GT de música.

Ao todo, onze propostas foram enviadas e a equipe agradece a todos pela participação. “A primeira palavra é de gratidão a todos aqueles que se propuseram a realizar uma composição e ajudar nesta grande empreitada. 11 propostas foram recebidas, cada uma com suas características e peculiaridades. Bons trabalhos foram recebidos e a comissão é grata por tudo isso”, ressalto o GT.

Além do hino oficial, a comissão selecionou outras três composições para serem utilizadas pelo Seminário em diversas ocasiões, a saber:

  • O hino composto pelo seminarista Johny Sales, Vanessa dos Santos e Danielle Reis;
  • O hino composto pelo seminarista Fabrício Lopes;
  • O hino composto pelo Pe. Edmar José da Silva e Maria de Fátima Albuquerque.

HINO DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ DE MARIANA

Agenda