sábado

, 20 de abril de 2024

Documento 110 da CNBB e o projeto formativo nos Seminários foram amplamente discutidos durante 40ª Assembleia da OSIB

22 de outubro de 2020 Arquidiocese

Entre os dias 19 a 21 de outubro, foi realizada a 40ª Assembleia da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 2. Neste ano o encontro foi virtual e abordou o tema “A recepção da Ratio Nationalis e sua aplicação através da elaboração do projeto formativo”.

O assessor das reuniões, padre  Vânio da Silva, foi o responsável auxiliar aos formadores, padres e bispos participantes, a adentrar o documento 110 da CNBB, que trata das Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil de modo a ajudá-los a pensar concretamente sobre o impacto deste documento na elaboração dos projetos pedagógicos formativos de nossos seminários diocesanos. “Estou participando desta experiência rica e desafiadora. Por favor, peço de todos os amigos e amigas, uma prece em favor desse serviço. O seminário é sempre o coração de cada (Arqui)Diocese, necessitamos da oração e da ajuda de todo o Povo de Deus”, afirmou padre Vânio.

Dentre os diversos bispos que se fizeram presentes nas reuniões esteve Dom José Lanza Neto, Bispo de Guaxupé (MG) e bispo referencial para a OSIB do Regional Leste 2. O bispo salientou que “a assembleia respondeu à necessidade dos nossos tempos de pandemia promovendo o encontro e a reflexão dentro das condições que nos são possíveis. Ressalta-se, sobretudo, a boa reflexão do assessor que nos interpelou a olhar para a figura do formador, motivando-nos para a importância de cuidar-se para se tornar um bom instrumento de formação dos nossos seminaristas”, declarou Dom Lanza.

Mais de 50 pessoas participaram das reuniões, momentos ricos para a formação permanente. O presidente da OSIB Leste 2 e padre da arquidiocese de Mariana, padre Euder Daniane Canuto Monteiro, destacou que “tratou-se de um momento tanto para a formação quanto para o crescimento na comunhão, uma vez que é bonito e nos enche de esperança ver os formadores reunidos para escutar, formar-se e partilhar o caminho formativo. Sentimo-nos, de fato, caminhando juntos e isso é muito motivador e nos enche de esperança mesmo em tempos tão difíceis”, finalizou padre Euder.

Após diversos momentos de partilha, houve um bate papo para definir e aprovar a data e local da próxima Assembleia. Definiu-se que a mesma ocorrerá entre os dias 18 e 20 de outubro de 2021, no Seminário Santo Antônio, na Arquidiocese de Juiz de Fora (MG). O evento ocorreria lá neste ano, mas não foi possível por causa do distanciamento social.

Fonte: Regional Leste 2

Agenda