sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Dom Airton celebra 19 anos de ordenação episcopal

02 de março de 2021 Arquidiocese

Nesta terça-feira (02), o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, celebra 19 anos de ordenação episcopal. Dom Airton foi ordenado Bispo em 02 de março de 2002, em São Bernardo do Campo (SP), após ter sido nomeado, em dezembro de 2001, pelo então Papa João Paulo II, hoje São João Paulo II, como Bispo Titular de “Felbes” e Auxiliar para a Diocese de Santo André (SP).

Com o lema episcopal “Ut faciam Deus, voluntatem tuam” (Hb 10,9), que quer dizer: “Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”, antes de tomar posse na Arquidiocese de Mariana, Dom Airton foi, no estado de São Paulo, Bispo Auxiliar da Diocese de Santo André, Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes e Arcebispo Metropolitano de Campinas.

Em 25 de abril de 2018, após a renúncia de Dom Geraldo Lyrio Rocha, o Papa Francisco o nomeou como Arcebispo Metropolitano desta Igreja Particular, tendo tomado posse canônica em 23 de junho de 2018.

Nesta data especial, a Arquidiocese de Mariana se une em oração para agradecer a Deus pelo pastoreio de Dom Airton nesta Igreja Particular. Que o senhor Jesus continue abençoando em sua missão de evangelizar e servir a Deus e aos irmãos.

Confira a mensagem que o diretor do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) e representante dos presbíteros, o padre Paulo Barbosa, envia, em nome de todo o Clero marianense, ao Arcebispo de Mariana. 

“Celebramos os 19 anos da ordenação episcopal de Dom Airton que, para nós, é instrumento da unidade eclesial e presbiteral para o bem do Povo de Deus, a serviço do Reino.

A sua presença na Arquidiocese de Mariana fortalece a caminhada pastoral na ação prioritária em favor da vida e da evangelização como prioridades assumidas. Também nos fortalece para caminharmos na Pastoral Presbiteral, tendo como destaque a fraternidade, a espiritualidade e a busca da centralidade em Jesus Cristo sob inspiração de Maria e São José. 

Ao comemorarmos mais um ano episcopal, rendemos graças a Deus pelo sacerdócio como oferenda agradável, o presbítero como irmão e membro na vida do presbitério e o padre como pai espiritual do povo de Deus. Seja, então, Dom Airton, plenificado em seu sacerdócio e se multipliquem muitas graças a sua vida, saúde para a continuidade dos seus trabalhos e para a vida da nossa Arquidiocese”. 

Pe. Paulo Barbosa

Diretor do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) e representante dos presbíteros

Agenda