sábado

, 20 de abril de 2024

Dom Airton celebra 22 anos de ordenação episcopal em Mariana

04 de março de 2024 Arquidiocese

No último sábado, 2 de março, os fiéis se reuniram na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), para a missa em ação de graças aos 22 anos de ordenação episcopal do Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.

Estiveram presentes os seminaristas da Etapa do Propedêutico, representantes do clero marianense como o Pároco e Reitor da Catedral, Padre Geraldo Dias Buziani, e o Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Enzo dos Santos, bem como um volumoso número de fiéis.

Em clima de devoção, fé e gratidão pela jornada dedicada ao episcopado, nos ritos finais, a comunidade paroquial prestou homenagens ao Arcebispo. Na oportunidade, Claudiana Magalhães, que faz parte da equipe de leitores, leu uma mensagem para Dom Airton, em nome da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e da Arquidiocese.

“Dom Airton, como ovelhas reunidas em torno deste altar sagrado, queremos elevar nossa voz de louvor a Deus por seu generoso ‘sim’ à Igreja, há duas décadas e dois anos. Hoje, celebramos não apenas um aniversário, mas um testemunho de fé, dedicação e amor ao serviço do Reino de Deus.

[…] Que Deus em Sua infinita bondade, continue a derramar bênçãos abundantes sobre o senhor, Dom Airton. Que cada dia de seu ministério seja renovado pelo Espirito Santo, fortalecendo-o para enfrentar os desafios e iluminando seu caminho com luz divina”, diz trecho da mensagem.

Agradecendo as palavras e o presente entregue pela Ministra da Eucaristia Sueli Soares representando a paróquia, o Arcebispo pediu orações para continuar guiando o rebanho da Igreja.

“Muito obrigado a vocês por participarem desse momento importante para a toda a Arquidiocese e para mim também, por esses 22 anos de ordenação episcopal. Como bispo dessa Igreja Particular e Arcebispo Metropolitano da Província Eclesiástica de Mariana. […] Rezem pela minha pessoa, pelo meu ministério para que eu possa continuar fazendo o bem e praticando a caridade no meio do povo de Deus para dar testemunho de Cristo, nosso Senhor”, disse Dom Airton em depoimento ao Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom).

Sobre Dom Airton

Dom Airton José dos Santos é natural de Bom Repouso (MG), tendo nascido no dia 25 de junho de 1956. Em 1979, aos 23 anos, ingressou no Seminário Diocesano de Santo André (SP).

Foi ordenado diácono em 31 de agosto de 1985 e presbítero no dia 8 de dezembro do mesmo ano por Dom Cláudio Hummes, então Bispo da Diocese de Santo André.

Em outubro de 2000, foi nomeado por Dom Décio Pereira, bispo diocesano, como chanceler do bispado e, em setembro do mesmo ano, como Ecônomo da Diocese.

No dia 19 de dezembro de 2001 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Bispo Titular de “Felbes” e Auxiliar para a Diocese de Santo André. Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 2 de março de 2002, em São Bernardo do Campo, Diocese de Santo André, sendo sagrante Dom Décio Pereira e Co-Sagrantes Dom David Picão e Dom Manuel Parrado Carral. Escolheu como lema episcopal “Ut faciam Deus, voluntatem tuam” (Hb 10,9), que quer dizer: “Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”.

Após o Papa Francisco aceitar a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana, apresentada por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Airton foi nomeado arcebispo desta Igreja particular no dia 25 de abril de 2018.

Texto e fotos: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

Agenda