quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Dom Airton celebra missa de Domingo do Ramos com padres em Mariana

06 de abril de 2020 Arquidiocese

O arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, celebrou a missa deste Domingo de Ramos, 5 de abril, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, com os padres da cidade. Os fiéis puderam acompanhar a celebração, que foi iniciada com a benção dos ramos, pelas redes sociais. 

“Estamos reunidos em nossas casas e vamos continuar fazendo isso na Semana Santa para participar das celebrações que nos aproximam do mistério que a vida, a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo” disse o arcebispo.

Refletindo sobre as leituras do dia, Dom Airton destacou que Jesus veio para recuperar à vida daqueles que foram feitos a imagem e semelhança de Deus. “Ao mesmo tempo em que Jesus é recebido com grande alvoroço, com exultação, ao entrar em Jerusalém, Ele é condenado a entregar-se. E, segundo o profeta Isaías ser o servo sofredor, para recuperar à vida daqueles que foram feitos a imagem e semelhança de Deus. Toda a humanidade é imagem e semelhança de Deus. Deus é o nosso Pai e nos fez a sua imagem, mas essa imagem é corrompida com o pecado. As consequências dessa corrupção acontecem na história, naquilo que nós fazemos. Jesus Cristo é a garantia de que isso não é o fim, de que essa corrupção não é para sempre. Ele veio para entregar-se por nós, morrer na cruz dando-nos a vida, a vida plena”, afirmou.

Ele também sublinhou que a Semana Santa é um grande retiro para os batizados. “Nesta semana aprofundamos e meditamos a palavra de Deus. Por isso, nos colocamos diante dele para melhorar os nossos caminhos, melhorar os nossos relacionamentos, melhorar os nossos projetos”, pontuou o arcebispo.

Missas pela internet

Ao longo do dia, inúmeras paróquias transmitiram pelas redes sociais e pelas rádios as celebrações do Domingo de Ramos. Seguindo as orientações da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), os fiéis colocaram ramos nas portas de suas casas.

Roteiro para a Semana Santa

Além de acompanhar as transmissões ao vivo das celebrações da Semana Santa via televisão, rádio ou redes sociais, a Arquidiocese preparou um roteiro online para ser rezado durante a Semana Santa pelas famílias em suas casas. O material é iluminado pela Palavra de Deus e tem como objetivo animar a vivência cristã, fortalecendo os fiéis neste momento de insegurança e de celebrar a Páscoa de Jesus.

Baixe aqui o seu roteiro.

Leia também: Semana Santa 2020: Confira a programação em algumas paróquias da Arquidiocese

Veja mais fotos da celebração

Agenda