quinta-feira

, 28 de março de 2024

Dom Airton completa três anos de pastoreio na Arquidiocese de Mariana

23 de junho de 2021 Arquidiocese

 

Foto: Grabriela Santos

“Eu venho com o coração aberto. Um coração que quer acolher, quer conviver e experimentar aquilo que está no coração de vocês”. Essas foram as primeiras palavras ditas por Dom Airton José dos Santos em terras marianenses quando chegou à cidade em 21 de junho de 2018. Mas, foi na tarde de 23 de junho que ele ocupou oficialmente a Cátedra Episcopal, se tornando o sexto Arcebispo Metropolitano de Mariana. 

Hoje, completados três anos, o seu coração humilde e generoso permanece acolhendo e acalentando os corações de todos os fiéis desta Igreja Particular. Para o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, “Dom Airton tem demonstrado ser um pastor muito próximo do povo e do Clero”. Ressaltando o estilo informal na convivência cotidiana do Arcebispo Metropolitano de Mariana, padre Edmar destaca que isso faz com o que o Clero Marianense e os cristãos leigos e leigas se aproximem dele sem medo, mas de forma afetuosa e com muito respeito.   

“Além disso, eu quero agradecer também o esforço que ele tem feito para manter o dinamismo pastoral da nossa Arquidiocese neste período difícil da pandemia. Dom Airton tem se reunido com os conselhos, ouvido os relatos [sobre] as dificuldades próprias da pandemia e se preocupado em oferecer apoio espiritual e material para os que estão sendo mais atingidos na nossa Arquidiocese. Eu vejo que ele demonstra grande preocupação em motivar os padres, os leigos e as paróquias da Arquidiocese no auxílio dos mais vulneráveis e sofridos neste tempo tão desafiador. Agradeço a Deus também o seu esforço em rever as estruturas pastorais da Arquidiocese com o desejo de tornar a nossa Igreja mais próxima da realidade das pessoas de nossas comunidades. Peço a São José e a Nossa Senhora da Assunção, padroeiros da nossa Arquidiocese, que lhe conceda muita saúde e muita paz para continuar conduzindo o rebanho que Deus lhe confiou”, afirma padre Edmar. 

Foto: Grabriela Santos

Destacando o empenho do Arcebispo Metropolitano de Mariana em acompanhar as atividades formativas do Seminário São José, Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, pontua o zelo do prelado pela formação adequada dos futuros sacerdotes da Igreja. “As orientações que Dom Airton sempre procura passar é para implementar as diretrizes da Igreja, da Santa Sé e da CNBB na vida do Seminário. Ele também tem valorizado a história do Seminário de Mariana e a organização do processo formativo que vem sendo levado adiante em nossa Arquidiocese”, explica o reitor do Seminário. Segundo ele, ao longo desses três anos, 15 presbíteros foram ordenados por Dom Airton na Arquidiocese de Mariana.

“Por tudo isso, queremos louvar, agradecer e bendizer a Deus, pedindo que Ele continue concedendo a saúde e as graças necessárias ao nosso Arcebispo na sua missão, para que ele possa continuar com alegria e com generosidade, como tem feito a sua atividade pastoral”, enfatiza Monsenhor Celso.

Para marcar esta data, Dom Airton presidirá, nesta quarta-feira (23), uma missa em Ação de Graças, às 18h30, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG). Os fiéis poderão acompanhar a celebração pela página no Facebook da Arquidiocese de Mariana. Dom Airton também celebrará no mesmo horário, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, nesta sexta-feira (25) quando completará 65 anos de idade. 

Com informações da edição nº 291, de julho de 2018, do Jornal Pastoral.

 

 

Agenda