terça-feira

, 23 de abril de 2024

Dom Airton coroa Nossa Senhora do Pilar no encerramento da festa da padroeira de Ouro Preto

11 de julho de 2023 Arquidiocese

A Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), celebrou entre os dias 29 de junho e 08 de julho as festividades em honra à padroeira paroquial e municipal. Recordando neste ano os 60 anos da coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora do Pilar, realizada em 1963, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos repetiu o ato solene na conclusão das festividades.

À ocasião, Dom Airton presidiu a Celebração Eucarística de encerramento, seguida do canto do Te Deum e a Coroação Pontifícia. Também estiveram presentes o Pároco e Reitor da Basílica, Padre Adilson Couto, o Vigário Paroquial, Padre Wesley Pires dos Santos, e o Vigário Geral para o Clero, Monsenhor Danival Milagres.

Ocorrido pela primeira vez em 08 de julho de 1963 por Dom Oscar de Oliveira, em nome do Santo Padre Papa João XXIII, a Coroação Pontifícia, conforme o site Gadium Press, é um “reconhecimento que o Papa faz de uma devoção Mariana, ligada a uma imagem, venerada em uma região. Através deste ato, aquele título mariano e a sua devoção são expandidos para todo o mundo católico”.

Passadas seis décadas, com a mesma piedade, devoção e fé, Dom Airton repetiu o ato de Dom Oscar. “Os fiéis todos recebem as graças de Nossa Senhora e, por meio da sua intercessão, recebem as graças de Deus para viverem a sua devoção, a sua fé e sua esperança, também para praticar o amor fraterno e a caridade para os irmãos e irmãs. Que a festa de Nossa Senhora do Pilar tenha sido para cada um dos fiéis uma fonte de bênçãos, para que eles possam realizar a vontade de Deus cada vez mais”, disse o Arcebispo.

Nossa Senhora do Pilar na tradição cristã

Segundo a tradição cristã, o título de Nossa Senhora do Pilar tem origem há mais de 1900 anos. Ela diz que dia após dia aumentava a quantidade de cristãos que eram atraídos pelos milagres e pela pregação dos apóstolos. Porém, em perseguição contra a Santa Igreja, muitos cristãos eram presos, torturados e mortos pelos judeus. Com isso, os apóstolos, indignados, iniciaram a anunciar o evangelho para todos, conforme ordenou Nosso Senhor Jesus Cristo.

A devoção a Nossa Senhora do Pilar foi trazida para Ouro Preto provavelmente de São Paulo, na bandeira de Bartolomeu Bueno, tendo a imagem sido entronizada na primitiva capelinha que antecedeu o templo atual.

*Com informações da Paróquia Nossa Senhora do Pilar

Fotos: Maria Tereza/Agente da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora do Pilar

Agenda