Dom Airton ungindo o altar da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Urucânia (MG). Foto: Maria José Bhering.
No último domingo, 23 de fevereiro, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, ministrou o Sacramento da Crisma a 95 jovens e adultos da Paróquia de São Domingos de Gusmão, em Ribeirão de São Domingos (MG), em seguida visitou comunidades locais. À noite presidiu a Santa Missa de Dedicação do Altar da Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Urucânia (MG).
Em Urucânia (MG), Dom Airton foi recebido muito gentilmente pelo Pároco, Padre José Maria Dias. Às 19h, presidiu a Santa Missa de Dedicação do Altar, concelebrada pelo pároco e pelo Padre Márcio Henrique da Silva, Pároco da Paróquia de Santa Cruz, em Santa Cruz do Escalvado (MG).
Foto: Maria José Bhering.
Serviu no altar o seminarista Caio Amora, filho de Urucânia (MG). A Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso estava totalmente tomada pelos fiéis, em cerimônia que poucos já tiveram a oportunidade de assistir, sendo rara por acontecer somente uma única vez em uma mesma igreja.
A dedicação é um rito religioso de entrega da Igreja e sua consagração e dedicação ao Senhor Jesus. Durante os ritos, Dom Airton aspergiu o templo com água benta, incensou e ungiu o altar e as paredes com o Santo Óleo do Crisma. Em seguida, foram depositados no altar a “Relíquia da Beata Isabel Cristina”, o “Certificado da Relíquia” e uma via da “Ata de Dedicação do Altar”. Ao final do rito eles foram lacrados com massa cimentícia.
Dom Airton ao lado do seminarista Caio Amora, durante a solenidade. Foto: Maria José Bhering.
Os fiéis, atentos a cada um dos momentos do rito, de tudo participaram, do início ao fim, na solenidade que marcou a história daquela Matriz. Ao final, Dom Airton lembrou a todos que no dia “23 de fevereiro de cada ano, há de ser comemorada a ‘Festa da Dedicação da Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso’”, marcando a importância desta cerimônia que todos presenciaram.
No mesmo dia, pela manhã e tarde, o Arcebispo foi carinhosamente acolhido pelo Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão, em Ribeirão de São Domingos (MG), Padre João do Carmo Macedo. O prelado celebrou o Sacramento da Crisma com a forte presença da comunidade, reunida na quadra esportiva da Escola Estadual do Ribeirão de São Domingos. Ao final da celebração, Dom Airton tirou fotos individualmente com cada um dos 95 crismados e seus padrinhos.
Grande incentivador do plantio do café na região sem utilização de agrotóxicos e da implantação da apicultura como outra fonte de subsistência, Padre João do Carmo convidou Dom Airton a conhecer a “Fazenda União”, que há seis anos cultiva este grão. A iniciativa muito ajudou a melhorar as condições de vida e saúde de todos ao entorno das terras de cultivo, visto que as águas que servem às casas, hoje são puras sem qualquer contaminação.
Na “Fazenda União”, onde almoçou, Dom Airton foi recebido calorosamente por todos os familiares da Dona Adilene, e conheceu a história do plantio do café, altamente produtivo em quantidade e qualidade.
A palavra de incentivo de Dom Airton aos proprietários da Fazenda União, animou ainda mais as boas práticas de manejo e cultura. A Fazenda União, é grande empregadora de mão de obra na colheita do grão e faz um trabalho humanizado com todos os que emprega.
Após conhecer a história da fazenda no “memorial” organizado na antiga tulha de café, Dom Airton foi levado até duas comunidades onde a apicultura é apoiada e incentivada pelo Padre João. Na Comunidade “Pavão”, conversou com os apicultores, conheceu a história de como a apicultura se instalou e incentivou a criação de uma “cooperativa” de apicultores, para que haja uma organização ainda mais unida e um crescimento nesta importante fonte de alimentação e renda.
Em outra família visitada, o eclesiástico soube mais sobre as “abelhas nativas” — abelhas-sem-ferrão — e os cuidados delicados que envolvem esse tipo de apicultura de vários espécimes de abelhas. Sempre recebendo e dando toda atenção, Dom Airton escutou, orientou, incentivou o trabalho que todos desenvolvem em família e pediu ao Padre João que continue firme, junto dos apicultores, para obter melhores condições de trabalho e sustentabilidade para todos.
Texto: Efraim Rocha