sexta-feira

, 14 de junho de 2024

Dom Airton divulga orientações litúrgicas sobre a Santa Missa em sufrágio de Dom Geraldo Lyrio Rocha

26 de julho de 2023 Arquidiocese

Comunicado aos fiéis na Arquidiocese de Mariana

Aos Revmos. Srs. Párocos e Administradores paroquiais e a todos os Sacerdotes que têm o
cuidado pelos fiéis, onde quer que se encontrem, saudação, paz e benção no Senhor!

Através desta carta, exortamos a que promovam, até o dia do sepultamento, a Celebração da santa Missa em sufrágio de nosso estimado Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana, falecido hoje, aos 15 minutos da madrugada.

Envio aos estimados irmãos, algumas indicações:

  • As comunidades de nossa Arquidiocese celebrem ao menos uma Missa Exequial com o rito próprio, conforme indica a Instrução Geral do Missal (n.337, n. 93). Conforme for, nas demais missas, faça-se a menção do nome do Arcebispo Emérito falecido como intenção principal.
  • A missa Exequial é celebrada segundo o rito comum a todas as missas.
  • Para tal, é oportuno utilizar o formulário proposto pelo Missal Romano, à página 981 (POR UM BISPO diocesano). Especificamos que na Oração do dia (Coleta), na Oração sobre as oferendas e na Oração depois da Comunhão se deverá dizer: «o Nosso Arcebispo Emérito Dom Geraldo Lyrio Rocha».
  • A Leitura, o Salmo, a Aclamação e o Evangelho devem ser proclamados a partir dos textos propostos na Missa pelos Fiéis Defuntos, encontrados no Lecionário Dominical, das pág. 1199-1258.
  • Nas Orações Eucarísticas II e III insere-se a intercessão própria.
  • A cor litúrgica a ser usada para essa Celebração Eucarística é a Roxa.
  • Os sacerdotes, religiosos(as) e demais fiéis que recitam a Liturgia das Horas podem tomar o Ofício dos Fiéis Defuntos.

 

Por fim, convidamos a todos para a participação da Missa Exequial e Última Encomendação, que se realizará às 15h do dia 29 de julho, sábado, na Catedral Basílica Metropolitana. Rezemos, caros irmãos, para que Dom Geraldo Lyrio Rocha entre com os múltiplos frutos do seu trabalho na alegria eterna do Senhor (cf. Missal Romano, pág. 981). E que descanse em paz! Amém.

Mariana, 26 de julho de 2023
Memória de São Joaquim e Sant’ana, pais de Nossa Senhora

Dom Airton José dos Santos
Arcebispo Metropolitano de Mariana

Pe. Leonardo Sérgio Rosa Carvalho
Assessor Arquidiocesano da Dimensão Litúrgica

BAIXE AQUI O COMUNICADO