quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Dom Airton divulga orientações para as celebrações da Semana Santa

09 de abril de 2022 Arquidiocese

O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, divulgou neste sábado, 09 de abril, as orientações e normas próprias para a Semana Santa deste ano. No documento, ele enfatiza que, depois de acontecerem de forma restrita em 2020 e 2021, as celebrações voltam a acontecer seguindo os ritos anteriores à pandemia.

“Contudo, é preciso ainda ter os mesmos cuidados, a saber: nossas igrejas devem estar bem higienizadas e arejadas; devemos ainda garantir certo distanciamento para evitar grandes aglomerações nos espaços internos e externos; utilizar o álcool 70% ou álcool gel, para higienização das mãos e utilizar máscara, ao menos nos espaços internos”, ressalta.

Citando as indicações feitas pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e considerando o contexto atual da pandemia em Minas Gerais, Dom Airton solicita que o Clero Marianense exorte a participação dos fiéis católicos. Ainda, reconhecendo a importância do uso dos meios de comunicação e mídias sociais nos últimos dois anos para as transmissões das celebrações, o Arcebispo pede que as paróquias permaneçam realizando a transmissão de uma das missas dominicais.

Ainda, Dom Airton afirma que serão retomadas as procissões e outras expressões da piedade popular, além de oferecer orientações específicas para cada celebração da Semana Santa. 

“Que o Senhor Ressuscitado nos fortaleça para continuarmos como discípulos missionários, anunciando os valores perenes do Reino, para que todos recebam integralmente a Palavra de Deus que transforma os corações e faz agir os que creem”, finaliza. 

Baixe aqui o PDF do comunicado

Veja também:

Congregação para o Culto Divino e a Disciplina de Sacramentos divulga nota aos bispos e às Conferências Episcopais sobre as celebrações da Semana Santa

Semana Santa é celebrada em toda Arquidiocese de Mariana; confira as programações

Dom Airton preside celebrações da Semana Santa em Mariana

Agenda