Em comunhão com toda a Igreja no Brasil, as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Mariana realizam nas celebrações deste fim de semana, 16 e 17 de dezembro, a Coleta para a Evangelização. A iniciativa, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como objetivo mobilizar os fiéis para a corresponsabilidade na sustentação da Igreja.
“A Igreja veio para evangelizar e nós, todos, somos membros da Igreja. A Igreja não é o bispo, os padres, os diáconos, os religiosos, somos todos nós, batizado, e como batizados devemos ajudar a Igreja na sua obra de evangelização”, afirma o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, sobre a importância dessa coleta.
Celebrada desde 1998, neste ano, a Campanha para a Evangelização celebra os 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis e traz como tema “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”. Um dos momentos principais é a realização da coleta durante as celebrações do 3º Domingo do Advento.
O valor que é arrecado com a Coleta para a Evangelização é o que garante e sustenta as atividades pastorais da Igreja no Brasil e na própria Igreja Particular, uma vez que os recursos são distribuídos da seguinte forma:
“Esse valor é para ser investido no trabalho evangelizador”, ressalta Dom Airton. Entre as atividades da Arquidiocese de Mariana mantidas pelos recursos da Coleta para a Evangelização estão o funcionamento do Centro Arquidiocesano de Pastoral e as formações de leigos e leigas.
Diante dessa importância, Dom Airton faz um apelo aos fiéis: “vamos fazer isso com generosidade de coração, ajudando a nossa Arquidiocese de Mariana a cumprir com a missão da Igreja toda que é evangelizar, anunciar Jesus Cristo a todos”.
Baixe o material sobre a Campanha para a Evangelização 2023 no site campanhas.cnbb.org.br. Acesse (aqui)
Imagens: CNBB/Divulgação