segunda-feira

, 04 de março de 2024

“Como batizados, devemos ajudar a Igreja na sua obra de evangelização”, destaca Dom Airton sobre a Coleta para a Evangelização

11 de dezembro de 2023

Em comunhão com toda a Igreja no Brasil, as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Mariana realizam nas celebrações deste fim de semana, 16 e 17 de dezembro, a Coleta para a Evangelização. A iniciativa, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como objetivo mobilizar os fiéis para a corresponsabilidade na sustentação da Igreja.

“A Igreja veio para evangelizar e nós, todos, somos membros da Igreja. A Igreja não é o bispo, os padres, os diáconos, os religiosos, somos todos nós, batizado, e como batizados devemos ajudar a Igreja na sua obra de evangelização”, afirma o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, sobre a importância dessa coleta.

Celebrada desde 1998, neste ano, a Campanha para a Evangelização celebra os 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis e traz como tema “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”. Um dos momentos principais é a realização da coleta durante as celebrações do 3º Domingo do Advento.

Cartaz da Campanha para Evangelização 2023. Imagem: CNBB/Divulgação

O valor que é arrecado com a Coleta para a Evangelização é o que garante e sustenta as atividades pastorais da Igreja no Brasil e na própria Igreja Particular, uma vez que os recursos são distribuídos da seguinte forma:

  • 45% ficam na própria (arqui)diocese;
  • 20% destinado ao respectivo regional;
  • 35% enviados à CNBB Nacional.

“Esse valor é para ser investido no trabalho evangelizador”, ressalta Dom Airton. Entre as atividades da Arquidiocese de Mariana mantidas pelos recursos da Coleta para a Evangelização estão o funcionamento do Centro Arquidiocesano de Pastoral e as formações de leigos e leigas.

Diante dessa importância, Dom Airton faz um apelo aos fiéis: “vamos fazer isso com generosidade de coração, ajudando a nossa Arquidiocese de Mariana a cumprir com a missão da Igreja toda que é evangelizar, anunciar Jesus Cristo a todos”.

Assista ao vídeo do Arcebispo sobre o assunto:

Baixe o material sobre a Campanha para a Evangelização 2023 no site campanhas.cnbb.org.brAcesse (aqui)

Imagens: CNBB/Divulgação

Agenda

VEJA TAMBÉM