quarta-feira

, 06 de novembro de 2024

Dom Airton institui seminaristas no Ministério de Leitor e Acólito

05 de novembro de 2024 Arquidiocese

Neste último domingo, dia 3 de novembro, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, instituiu 13 seminaristas nos Ministérios do Leitorato e do Acolitato. A Solene Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo, na Catedral Metropolitana, em Mariana (MG), às 10h, na Solenidade de Todos os Santos.

Na ocasião, Dom Airton ressaltou que essa festa é sinal de que Deus chama todos para a santidade, isto é, para participarmos da vida divina, para acolhermos o dom da salvação. Ainda em sua homilia, advertiu aos seminaristas instituídos da necessidade de celebrarem o ministério com responsabilidade, uma vez que o exercem em nome da Igreja, como sinal de mais um passo dado no itinerário vocacional.

Para os leitores, Dom Airton reiterou a importância de proclamarem a Palavra de Deus com a voz e, sobretudo, com a coerência de vida. Para os acólitos, o serviço ao altar na discrição e com o desejo de serem, nas celebrações litúrgicas e na vida concreta, sinais de Cristo servidor.

Foram instituídos no Ministério de Leitor os seminaristas André Lopes, Claudinei Freitas, Diêgo Souza, Róbinson Moura e Rômulo Ribeiro. No Ministério de Acólito, foram instituídos os seminaristas Bruno Garcia, Carlos Chaves, Jonas Reis, Lucas Vilela, Mateus Carvalho, Matheus Gomes, Nillo Neto e Vitor Paiva.

Sendo instituído no Ministério de Leitor, o seminarista Diêgo Souza disse que “tendo recebido o ministério de leitor, sinto-me muito emocionado, feliz e agradecido a Deus por mais um passo dado em vista do sacerdócio, neste caminho de discernimento e configuração a Cristo, Bom Pastor. Oficialmente, perante o senhor Arcebispo e toda a igreja reunida, assumi publicamente o compromisso de ser um fiel anunciador e propagador da Palavra de Deus. E diante disso, estou ciente de que esse ministério não é uma honra ou mérito, mas uma responsabilidade de servir; sobretudo, testemunhar e viver aquilo que, com os lábios, proclamo e prego”.

Já o seminarista Bruno Garcia, instituído no Ministério de Acólito, expressou que “ser acolhido no ministério dos acólitos foi uma bonita experiência de comunhão e serviço. Comunhão com nossa Igreja particular de Mariana, que me confia este ministério como mais um passo na minha jornada de discernimento vocacional. Serviço como concretude do sim dado ao Senhor da messe, que me impele a levar sua presença aos irmãos nas celebrações litúrgicas e na vida diária. Um dia grande alegria para celebrar o dom da vocação e bendizer a Deus pela existência nosso Seminário São José, que há quase trezentos anos tão bem tem cumprido sua missão de ser uma sementeira fecunda no seio das Minas Gerais”.

Texto e fotos: Equipe de Comunicação Seminário São José

Agenda