quarta-feira

, 19 de junho de 2024

Dom Airton José dos Santos divulga nota de pesar pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI

31 de dezembro de 2022

Papa Emérito Bento XVI

Nota de comunicação e pesar

Arquidiocese de Mariana

Fortalecidos pela esperança que não decepciona, Cristo, Nosso Senhor, recebemos com pesar, neste sábado, 31 de dezembro, a notícia do falecimento do Papa Emérito Bento XVI.

Desde a última quarta-feira, dia 28, a Igreja se uniu em oração pela saúde do Papa Emérito, quando o Papa Francisco afirmou, durante a Audiência Geral, que Bento XVI estava muito doente. Desde a sua renúncia ao ministério petrino, em 2013, ele vivia recluso no Mosteiro Mater Ecclesiae e em seu silêncio, como ponderou o Papa Francisco na última quarta-feira, sustentou a Igreja.

O Papa Emérito Bento XVI faleceu neste sábado, 31 de dezembro, às 9h34 do horário de Roma, aos 95 anos. A informação foi confirmada pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Nesta manhã de sábado, último dia do ano de 2022, a Igreja viu partir o seu maior teólogo. O mundo recebeu a notícia do falecimento de um dos maiores pensadores da atualidade. Homem que, em sua vida terrena, procurou e propôs os elementos fundamentais para aproximar fé e razão, justiça e caridade, encontro com a Pessoa de Jesus Cristo e presença solidaria junto aos seres humanos, mais necessitados. Seu ensinamento buscou a fidelidade incondicional ao Evangelho de Nosso Senhor e o amor operativo à Igreja, esposa de Cristo.

Ao trazer esta notícia aos nossos diocesanos, exorto a cada fiel que eleve preces e súplicas para que o Bom Pastor do rebanho, Jesus Cristo, Senhor nosso, receba nosso querido Papa Emérito Bento XVI e o leve, em seus ombros, para a eternidade feliz.

Em Roma, na Basílica de São Pedro, o velório do Papa Emérito terá início na segunda-feira, 02 de janeiro, para a saudação dos fiéis. O funeral será na quinta-feira, 05 de janeiro, às 9h30, horário de Roma, na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.

Em meu nome e em nome de toda a Arquidiocese de Mariana, e com ela, nos unimos à toda a Igreja, neste momento de luto, para agradecer o dom imenso da vida do Papa Emérito Bento XVI, vida doada até o ultimo momento à Igreja que ele tanto amou.

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a vossa luz! Acolhei a sua alma levando-a à presença do Altíssimo!

Dom Airton José dos Santos

Arcebispo Metropolitano de Mariana

Baixe o PDF do comunicado em:

ARCEBISPO – 22.12.31 – Nota de pesar – Falecimento do Papa Emérito Bento XVI

Imagem: Vatican News

VEJA TAMBÉM