sábado

, 25 de maio de 2024

Dom Airton é agraciado com a Medalha Presidente Pedro Aleixo em Mariana

27 de outubro de 2023 Arquidiocese

O Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, recebeu na manhã desta sexta-feira, 27 de outubro, a Medalha Presidente Pedro Aleixo. A outorga é concedida pela Prefeitura Municipal de Mariana e condecora personalidades que se destacam na promoção da justiça e paz social no Brasil.

Realizada no Cine Teatro da cidade, a cerimônia contou com a presença de autoridades civis e jurídicas, como vereadores, prefeitos mineiros, deputados e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal Regional Eleitoral Minas Gerais (TER). Além de Dom Airton, os Padres Glauber Lacerda e Geraldo Dias Buziani também marcaram presença.

Para Dom Airton, a condecoração não é sua individualmente, mas de toda a Igreja Particular de Mariana que tem a primeira cidade de Minas Gerais como sede de seu arcebispado. “Lembrando a memória do presidente Pedro Aleixo, a Arquidiocese de Mariana vai sendo reconhecida. Claro, são as pessoas que recebem essa honraria, mas é a Igreja que é vista, percebida, pela prática, por aquilo que se faz aqui”, enfatizou.

“Cada vez que um padre recebe uma honraria, seja nas câmaras municipais, nas prefeituras, para nós, é uma alegria porque significa que a Igreja tem um espaço e que nós temos que está presente sempre para ajudar a sociedade a ser melhor, colocando aquilo que é o nosso específico: que são os princípios evangélicos, os princípios da Justiça e da paz. E essa medalha quer lembrar um pouco isto: pessoas que de alguma maneira promovem um trabalho para que haja paz, para que haja justiça, para que a convivência entre as pessoas na sociedade seja coisa boa, para que não seja uma guerra, não seja um ambiente hostil”, frisou Dom Airton.

Segundo o vice-prefeito de Mariana, Cristiano Silva Vilas Boas, conceder à Medalha Presidente Pedro Aleixo ao Arcebispo é uma forma de reconhecer a colaboração dele e da Arquidiocese à cidade história.

“Dom Airton já entrou para a história de Mariana, como Arcebispo da primeira Arquidiocese de Minas e tem contribuído bastante com a cidade também. É uma homenagem muito mais do que justa. A gente espera poder retribuir a todo carinho e todo trabalho que Dom Airton faz pela nossa cidade”, disse o vice-prefeito.

Conforme Cristiano, dos agraciados, espera-se que eles continuem a contribuir com o município. “A medalha Pedro Aleixo foi instituída em lembrança ao Pedro Aleixo, que foi presidente da república. É um capítulo importante da história de Mariana, um grande homem público nascido no distrito de Bandeirantes. Que essa história possa ser conhecida mais pela nossa população, principalmente, pelos jovens e que possa inspirar novos homens públicos na nossa cidade”, declarou.

Além da Medalha Presidente Pedro Aleixo, Dom Airton José dos Santos já foi condecorado no município de Mariana com os títulos de Cidadão Honorário, em 2019, e com a comenda “Medalha do Dia de Minas”, em 2021.

Quem foi Pedro Aleixo?

Nascido em 1º de agosto de 1901, no distrito de Bandeirantes, em Mariana, Pedro Aleixo teve uma trajetória marcante no Brasil. Além de atuar como advogado e jornalista, se destacou no cenário político, educacional e jurídico nacional. Exerceu os cargos de deputado constituinte, tendo sido eleito presidente da Câmara em 1937, estadual e federal. Foi vice-presidente do Brasil na chapa do marechal Artur da Costa e Silva, tendo se oposto à promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI5). Em 1969, foi impedido de assumir a presidência do país após o afastamento de Costa e Silva.

Por meio do Projeto de Lei nº 5.496/2009, sancionado em 2011, foi reconhecido presidente do Brasil.

Fotos: Thalia Gonçalves e Badham Battella